Questões e gabarito - FUVEST 2019

ITA
IME
ENEM
FUVEST
UNICAMP
UNESP
ESPCEX
AFA
1-15 de 152
Questão 1
2019História

(FUVEST - 2019) O perodo do governo Juscelino Kubitschek (1956-1960) uma referncia positiva no imaginrio poltico brasileiro. No por acaso ele denominado de Anos Dourados. As transformaes implementadas nesse perodo suscitaram desafios e impasses. A partir destas consideraes, a) caracterize a poltica econmica adotada no referido perodo; b) explique qual foi o papel do Estado e cite uma diretriz implementada por aquele governo; c) indique de que maneira as transformaes implementadas por esse governo repercutiram nas migraes populacionais internas.

Questão 1
2019Matemática

(Fuvest 2019 - 2 Fase) Resolva os trs itens abaixo. a) O primeiro termo de uma progresso geomtrica de razo positiva 5, e o terceiro termo 45. Calcule a soma dos 6 primeiros termos dessa progresso. b) Calcule a soma dos nmeros inteiros positivos menores do que 112 e no divisveis por 4. c) A soma dos n primeiros termos de uma progresso aritmtica n(2n+1), qualquer que seja n 1. Encontre o vigsimo termo dessa progresso.

Questão 1
2019Geografia

(FUVEST 2019 - Segunda Fase) Em junho de 2018, 12 crianças de um time de futebol e seu treinador ficaram presos na caverna de Tham Luang, no extremo norte da Tailândia. Por mais de duas semanas, a operação de resgate contou com equipes e assistência técnica de vários países, sensibilizando a população mundial. No esquema a seguir, pode-se observar a localização e o perfil da caverna e, no gráfico, a pluviosidade média mensal na Tailândia. Com base nos dados fornecidos e em seus conhecimentos, responda: a) Qual a rocha mais comum na formação de cavernas? b) Indique e explique um processo que ocorre para a formação de cavernas. c) O clima da Tailândia é controlado pelas monções. Explique a relação entre esse tipo de clima e a dinâmica hídrica relacionada ao evento citado.

Questão 1
2019Português

Examine a tirinha. Laerte, in: Manual do Minotauro. a) De que maneira o terceiro quadrinho contribui para a construção do humor da tirinha? b) A que contexto se relaciona o último enunciado da tirinha? Justifique.

Questão 1
2019Física

(Fuvest 2019 - Segunda fase)Duas placas metálicas planas e circulares, de raio R, separadas por uma distância d R, estão dispostas na direção horizontal. Entre elas, é aplicada uma diferença de potencial V, de modo que a placa de cima fica com carga negativa e a de baixo, positiva. No centro da placa superior, está afixado um fio isolante de comprimento L d com uma pequena esfera metálica presa em sua extremidade, como mostra a figura. Essa esfera tem massa m e está carregada com carga negativa -q. O fio é afastado da posição de equilíbrio de um ângulo , e a esfera é posta em movimento circular uniforme com o fio mantendo o ângulo com a vertical. Determine a) o módulo E do campo elétrico entre as placas; b) os módulos T e F, respectivamente, da tração no fio e da força resultante na esfera; c) a velocidade angular da esfera Note e adote: A aceleração da gravidade é g. Forças dissipativas devem ser ignoradas.

Questão 1
2019Química

(FUVEST 2019 - 2 fase) Muitas atividades importantes para o desenvolvimento tecnolgico humano requerem solues secas, ou seja, sem gua. H muitas formas de eliminar a gua de um lquido, mas eliminar praticamente todas as molculas de gua pode ser uma tarefa difcil. Um material poroso, chamado de peneira molecular, capaz de capturar gua muito eficientemente. Aluminossilicatos so materiais microporosos e, dependendo do dimetro da abertura e do volume dos poros, podem funcionar como peneiras moleculares para a gua. Um aluminossilicato com dimetro da abertura do poro igual a 0,4 nm est representado na figura 1. a) Considere uma peneira molecular hidratada de frmula molecular. Qual a percentagem em em massa de gua nesse material? b) Considerando que cada mol de peneira molecular tem um volume ao redor de 120 cm3 disponvel para a captura de molculas de gua, calcule o volume de uma molcula de gua e o nmero de molculas de gua que pode ser retido em 1 mol de peneira molecular. c) Uma molcula de gua tem distncia entre os tomos de oxignio e hidrognio de 96 pm e distncia entre os tomos de hidrognio de 150 pm. Considerando as orientaes apresentadas na figura 2, calcule, em cada caso, qual o menor dimetro da abertura do poro (expresso como um nmero inteiro em pm) que uma peneira molecular deve ter para capturar gua. Demonstre os clculos. Desconsidere os raios atmicos. Note e adote: Massas molares (g/mol): Peneira molecular hidratada = 365; H = 1; O = 16. Densidade (g/mL): gua = 1,00. Nmero de Avogadro = 6,0 1023. 1 pm = 1012 m; 1 nm = 109 m.

Questão 1
2019Biologia

(Fuvest 2019 - segunda fase)Os esquemas mostram cortes longitudinais de flores de duas espécies diferentes (A e B). Baseado nos elementos listados na figura, responda ao que se pede. a) O que ocorre com o ovário após a fecundação da flor? b) Considerando-se que a autofecundação seja possível nas duas espécies, em qual delas este mecanismo de fecundação é favorecido? Justifique. c) Dada a morfologia da flor da espécie A, cite um animal nectarívoro (que se alimenta de néctar) que poderia polinizá-la. Justifique sua resposta levando em conta uma adaptação desse animal relacionada à capacidade de polinização dessa flor.

Questão 1
2019Geografia

(Fuvest 2019 1 fase) A figura exemplifica o comportamento de povos indígenas que viveram no Brasil há 1.000 anos. Eles construíam suas casas escavadas na terra, faziam fogueiras e manuseavam objetos. Escavações revelam hábitos de antigos povos que ocuparam o Sul do pais. Folha de S.Paulo. 20/03/2016. Adaptado. Com base nos dados apresentados e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta quanto à época geológica desses sítios arqueológicos, quanto ao elemento químico analisado coerente com as práticas humanas exemplificadas na figura e quanto ao método de datação.

Questão 2
2019Geografia

(FUVEST 2019 - Segunda Fase)Observe a tabela: a) Descreva a situação atual e a tendência futura da área plantada de grãos no Brasil. b) Há uma correlação entre a atual configuração da produção agrícola e a estrutura fundiária brasileira? Justifique sua resposta. c) Considerando os dados da tabela e os vetores de expansão do cultivo de soja no território brasileiro na última década, aponte duas possíveis consequências deste processo, sendo uma ambiental e outra social.

Questão 2
2019História

(FUVEST - 2019) Leia o seguinte texto: O padre Antnio Vieira foi considerado um dos mais ilustres lusobrasileiros do sculo XVII. Acerca desse sermo, escrito em 1640, ao final da chamada Unio Ibrica, responda ao que se pede. a) Caracterizeo do ponto de vista de seu estilo literrio. b) Identifique o contexto da Histria de Portugal no qual o sermo foi composto. c) Explique a situao da Amrica portuguesa, tal como mencionada no texto.

Questão 2
2019Química

(FUVEST 2019 - 2 fase) O fsforo elementar pode ser obtido em diferentes formas alotrpicas, nas condies mostradas na figura. O fsforo branco, de frmula P4, convertido em fsforo vermelho, conforme a estrutura mostrada na figura. Isso faz com que suas propriedades se alterem. Por exemplo, fsforo branco solvel no solvente dissulfeto de carbono, ao passo que o vermelho no solvel. A obteno industrial do fsforo branco feita a partir do aquecimento do mineral fluorapatita, Ca5(PO4)3F, na presena de slica e carvo, conforme a equao 4 Ca5(PO4)3F + 18 SiO2 + 30 C 3 P4 + 30 CO + 18 CaSiO3 + 2 CaF2 Com base nessas informaes, responda ao que se pede. a) Qual das formas alotrpicas do fsforo mostradas na figura ter maior densidade? b) Estima-se que, anualmente, 744.000 toneladas de fsforo branco so produzidas industrialmente. Calcule a massa total de fluorapatita usada como matria-prima nesse processo. Considere que esse mineral possui 100% de pureza. Demonstre os clculos. c) Qual a diferena entre as ligaes que mantm as molculas de fsforo branco unidas e as que mantm a estrutura do fsforo vermelho ou do fsforo preto? Explique. Note e adote: Massas molares (g/mol): Fluorapatita = 504; P4 = 124

Questão 2
2019Biologia

(Fuvest 2019 - segunda fase) Os gráficos mostram informações sobre fatores abióticos de quatro locais (L1 a L4), todos eles cobertos por vegetação nativa. A duração do dia é mostrada como o tempo decorrido entre o nascer e o pôr do sol. a) Considerando L1 e L4, em qual deles se espera encontrar maior variedade de adaptações dos animais a climas frios? b) Considerando L2 e L3, em qual deles será maior a produtividade primária bruta em um campo nativo, ao longo de um ano? Justifique. c) Se houver florestas pluviais em L3 e L4, em qual delas haveria maior diversidade de seres vivos em geral? Com base em seus conhecimentos, em qual destes locais as cadeias tróficas seriam mais complexas? Justifique.

Questão 2
2019Matemática

(Fuvest 2019 - 2 Fase) Na figura, OABC um quadrado e CDE um tringulo equiltero tal que OC = CE = 2 . a) Determine a equao da reta que passa por E e por A b) Determine a equao da reta que passa por D e perpendicular reta c) Determine um ponto P no segmento OA , de modo que a reta que passa por E e por P divida o quadrado em duas regies, de tal forma que a rea da regio que contm o segmento OC seja o dobro da rea da outra regio. .

Questão 2
2019Português

Examine o anúncio e leia o texto. I. Ministério Público do Trabalho. II. Art. 149 - Reduzir alguém a condição análoga à de escravo, quer submetendo-o a trabalhos forçados ou a jornada exaustiva, quer sujeitando-o a condições degradantes de trabalho, quer restringindo, por qualquer meio, sua locomoção em razão de dívida contraída com o empregador ou preposto: Pena reclusão, de dois a oito anos, e multa, além da pena correspondente à violência. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2003/L10.803.htm a) Explique a relação de sentido entre os trechos (I) Escravidão no Brasil não é analogia e (II) Reduzir alguém a condição análoga à de escravo. b) Qual a relação entre o uso da imagem sobre um fundo escuro e o texto do anúncio?

Questão 2
2019HistóriaGeografia

(FUVEST - 2019) O capitalismo neoliberal, aps os anos 1980, caracteriza-se

NOVIDADES
Kuadro