ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(FUVEST - 2020 - 2 FASE)O experimento conhecido co

(FUVEST - 2020 - 2 FASE) 

O experimento conhecido como “chuva de ouro” consiste na recristalização, à temperatura ambiente, de iodeto de chumbo (\(PbI_{2}\)). A formação desse sal pode ocorrer a partir da mistura entre nitrato de chumbo (\(Pb(NO_{3})_{2}\)) e iodeto de potássio (\(KI\)). Outro produto dessa reação é o nitrato de potássio (\(KNO_{3}\)) em solução aquosa. Tanto o \(Pb(NO_{3})_{2}\) quanto o \(KI\) são sais brancos solúveis em água à temperatura ambiente, enquanto o \(PbI_{2}\) é um sal amarelo intenso e pouco solúvel nessa temperatura, precipitando como uma chuva dourada.

Em um laboratório, o mesmo experimento foi realizado em dois frascos. Em ambos, 100 mL de solução 0,1 \(mol. L^{-1}\)de \(Pb(NO_{3})_{2}\) e 100 mL de solução 0,2 \(mol. L^{-1}\) de \(KI\) foram misturados. Ao primeiro frasco foi também adicionado 20 mL de água destilada, enquanto ao segundo frasco foi adicionado 20 mL de solução 0,1 \(mol. L^{-1}\) de iodeto de sódio (\(NaI\)).

A tabela a seguir apresenta os dados de solubilidade dos produtos da reação em diferentes temperaturas. 

Responda aos itens a seguir considerando os dados do enunciado e o equilíbrio químico de solubilidade do iodeto de chumbo:

\(PbI_{2}\) (s) ⇌ \(Pb^{2+}\)(aq) + \(2I^{-}\) (aq)

a) Indique se o procedimento do segundo frasco favorece ou inibe a formação de mais sólido amarelo.

b) Para separar o precipitado da solução do primeiro frasco e obter o \(PbI_{2}\) sólido e seco, foi recomendado que, após a precipitação, fosse realizada uma filtração em funil com papel de filtro, seguida de lavagem do precipitado com água para se retirar o \(KNO_{3}\) formado e, na sequência, esse precipitado fosse colocado para secar. Nesse caso, para se obter a maior quantidade do \(PbI_{2}\), é mais recomendado o uso de água fria (4 °C) ou quente (80 °C)? Justifique.

c) Encontre a constante do produto de solubilidade (\(K_{PS}\)) do iodeto de chumbo a 32 °C.