ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(FUVEST - 2024)Na China, at 1958, grandes populaes

(FUVEST - 2024)

Na China, até 1958, grandes populações de pardais se alimentavam de grãos, em especial arroz e trigo. Naquele ano, o governo chinês instituiu uma lei estimulando cidadãos a dizimar as populações dessas aves, objetivando controlar o que era chamado de “peste” dos pardais. Estima-se que quase 2 bilhões de pardais foram mortos nesse período. A consequência do desaparecimento dos pardais, ainda em 1958, foi uma explosão populacional de gafanhotos, que infestaram as mesmas plantações e alteraram os níveis de produção de grãos. Essa alteração da produção afetou a população humana da China. Em 1960, o governo chinês reverteu a lei para evitar mais mortes de pardais, e o país chegou a importar 250 mil pardais da União Soviética para recolonizar seus campos. A partir de então, as populações de gafanhotos declinaram, impactando novamente os sistemas produtivos, o que, por sua vez, afetou também a população humana chinesa.

O gráfico a seguir complementa os dados do texto para o período de 1955 a 1964. A linha pontilhada representa uma estimativa da produção de grãos (em milhões de toneladas), e a linha contínua representa a taxa de mortalidade da população humana (em óbitos por mil habitantes).

 

 

A partir desses dados, responda:

a) Explique a relação entre a taxa de mortalidade da população humana chinesa e a produção de grãos mostrada no gráfico.

b) No gráfico da folha de respostas, represente as curvas que refletem os dados descritos para o tamanho das populações de pardais e de gafanhotos.

c) Represente graficamente a teia trófica com os organismos envolvidos no processo descrito.