ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(IFBA - 2016)Nos Estados Unidos, principalmente no

(IFBA - 2016) Nos Estados Unidos, principalmente nos estados do sul, os negros viviam em um regime de segregação racial que os colocava em uma condição de inferioridade: não tinham direito ao voto, não podiam frequentar as mesmas escolas e as mesmas universidades frequentadas pelos brancos, etc. A partir da década de 1950, surgiram movimentos de direitos civis reivindicando mudanças nessa situação. Sobre essa questão, assinale a alternativa correta.

A

Malcom X, líder radical do movimento negro, fundou o Partido dos Panteras Negras, de inspiração separatista e socialista.

B

Martin Luther King Jr., líder pacifista do movimento dos direitos civis dos negros, foi assassinado durante sua campanha para a presidência dos Estados Unidos.

C

Um dos episódios que marcaram o movimento pelos direitos civis foi a Marcha sobre Washington, que deu um grande impulso às reivindicações de igualdade racial.

D

Ainda que o movimento pelos direitos civis dos negros tenha alcançado uma série de vitórias, continua vigente nos Estados Unidos uma discriminação legal que mantém os negros em uma condição de inferioridade.

E

O movimento pelos direitos civis dos negros foi decisivo ao pressionar o presidente John F. Kennedy a extinguir a política de apartheid vigente nos Estados Unidos desde a abolição da escravatura.