ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(IFCE - 2019)EVIDNCIAS NA PLANCIE COSTEIRA DO CEAR

Geografia | Geografia Física | Geomorfologia | Estrutura geormofológica da Terra | Dinâmica externa do relevo | Erosão
IFCE 2019IFCE GeografiaTurma ENEM Kuadro

(IFCE - 2019)

EVIDÊNCIAS NA PLANÍCIE COSTEIRA DO CEARÁ 

Na planície costeira cearense foram encontradas evidências dos dois últimos níveis mais altos do mar. As características geológicas, geomorfológicas, sedimentológicas, topográficas e paleontológicas foram estudadas por Meireles (2012) no sentido de fornecerem, num contexto regional, sua evolução paleogeográfica e paleoclimática. Dentre os principais indicadores geomorfológicos de um nível do mar diferente do atual, constam: terraços marinhos, eolianitos, antigos corais, conchas, paleomangue, plataforma de abrasão, lagunas de dunas, rochas de praia (beachrocks) e falésias mortas. 

MEIRELES, A.J.de Andrade. Geomorfologia Costeira: funções ambientais e sociais. Fortaleza: Edições UFC, 2012. 

O litoral cearense apresenta grande dimensão e diversas paisagens que se dispõem no entorno da costa. Sobre essas paisagens, também consideradas por Meireles (2012) como indicadores geomorfológicos, é correto afirmar-se que  

A

a restinga é um espaço geográfico formado sempre por depósitos arenosos paralelos à linha da costa, de forma geralmente alongada, produzido por processos de erosão, onde se encontram diferentes comunidades que recebem influência marinha, podendo ter cobertura vegetal em mosaico. 

B

as dunas são morros formados por grãos de areia mantidos agrupados através da ação do vento ou da água. Elas possuem um lado maior que sofre erosão (sotavento) e um lado menor e mais íngreme (barlavento), onde ocorre a deposição do material erodido.

C

os recifes no Brasil, em sua maioria, são de arenito consolidado pelo carbonato de cálcio produzido da dissolução de rochas.    

D

o manguezal é considerado um ecossistema costeiro de transição entre os ambientes terrestre e marinho. Característico de regiões equatoriais, está sujeito ao regime das marés, dominado por espécies vegetais típicas, as quais se associam a outros componentes vegetais e animais.    

E

a falésia, arriba ou costa alta, é um acidente geográfico constituído por uma encosta íngreme ou vertical e escarpada que encontra-se permanentemente sob a ação erosiva do mar.