ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(IFCE - 2020)Nos ltimos meses o Nordeste tem enfre

Geografia | Geografia Física | Cartografia | Cartografia Temática
IFCE 2020IFCE GeografiaTurma ENEM Kuadro

(IFCE - 2020)

Nos últimos meses o Nordeste tem enfrentado o maior desastre ambiental relativo à derramamento de óleo no litoral, estando tomado de manchas de petróleo que estão se espalhando pelos principais pontos turísticos da região, como as praias de Ponta Grossa, Redoma e Jericoacoara, no Ceará, Boa Viagem, Porto de Galinhas e Praia dos Carneiros, no Recife, e a Foz do Rio São Francisco, em Sergipe. Em setembro, as manchas negras já tinham atingido 99 locais em 46 municípios de 8 estados, de acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente(Ibama), conforme o G1 de 26 de set. de 2019. A maior parte (41%) está no Rio Grande do Norte (veja a situação por estado mais abaixo).

G1 - 26 de set. de 2019. Fonte:
https://g1.globo.com/natureza/noticia/2019/09/26/manchas-de-oleo-nas-praias-do-nordeste-ja-atingem-99​​-ibama-diz-que-elas-tem-a-mesma-origem-e-nao-sao-do-brasil.ghtml

 

A imagem acima reproduz as áreas onde foram identificadas manchas de óleo no Nordeste brasileiro. É correto  afirmar-se que a imagem

A

se configura como um mapa, por apresentar características como representação plana em pequena escala, com legendas e escala bem definida.

B

não se configura como um mapa, por inexistirem informações como legenda, escala, orientação e projeção cartográfica.

C

se configura como uma carta, por apresentar características como representação plana, com escala média e desdobramento em folhas articuladas de maneira sistemática.

D

não se configura como carta, por existirem informações como título, legenda, escala, orientação e projeção cartográfica.

E

se configura como uma planta, por apresentar características como representação plana, com escala grande e desdobramento em folhas articuladas de maneira sistemática.