ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(IFCE - 2020)Pedrinho, na varanda, lia um jornal.

(IFCE - 2020) 

Pedrinho, na varanda, lia um jornal. De repente parou e disse à Emília, que andava rondando por ali:
– Vá perguntar à vovó o que quer dizer folk-lore.
– Vá? Dobre a sua língua. Eu só faço coisas quando me pedem por favor. Pedrinho, que estava com preguiça de levantar-se, cedeu à exigência da ex-boneca.
– Emilinha do coração1 — disse ele —, faça-me o maravilhoso favor de ir perguntar à vovó que coisa significa a palavra folk-lore, sim, teteia? Emília foi e voltou com a resposta.
– Dona Benta disse que folk quer dizer gente, povo; e lore quer dizer sabedoria, ciência. Folclore são as coisas que o povo sabe por boca, de um contar para o outro, de pais a filhos.
Os contos, as histórias, as anedotas, as superstições, as bobagens, a sabedoria popular etc. e tal. Por que pergunta isso, Pedrinho?
O menino calou-se. Estava pensativo, com os olhos lá longe. Depois disse: — Uma ideia que eu tive. Tia Nastácia é o povo. Tudo que o povo sabe e vai contando de um para outro, ela deve saber. Estou com o plano de espremer Tia Nastácia para tirar o leite do folclore que há nela.
Emília arregalou os olhos. – Não está má a ideia, não, Pedrinho! Às vezes, a gente tem uma coisa muito interessante em casa e nem percebe.

Fonte: do livro Histórias de Tia Nastácia. São Paulo: Globo, 2009.

A função sintática da expressão contida no trecho “Emilinha do coração” (ref. 1) é

A

adjunto adnominal.

B

objeto direto.

C

aposto.

D

vocativo.

E

complemento nominal.