ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(IFNMG - 2012) As reaes alrgicas ou alergias ocorr

(IFNMG - 2012) As reações alérgicas ou “alergias” ocorrem quando determinada substância irritante (alérgeno) entra em contato com nosso organismo, provocando os sintomas como o inchaço local, se for na conjuntiva dos olhos; se a substância for ingerida, pode causar alergia estomacal com diarreias e vômitos; e, se for inalada, pode provocar espirros e coriza. Mas se o alérgeno entrar na corrente sanguínea, a reação anafilática pode ter grande amplitude, sendo chamada de choque anafilático, com sintomas como taquicardia, queda da pressão arterial, inchaço na glote, diarreias e vômitos. O choque pode levar à morte e deve ser tratado imediatamente.
Com base no trecho acima e em seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa que indica as células responsáveis por esse mecanismo e as suas respectivas funções nos tecidos que se encontram:

A

Macrófagos – realiza a fagocitose de partículas e corpos estranhos no organismo.

B

Mastócitos – produz e libera a histamina, que é uma substância vasodilatadora e a heparina, que é uma substância anticoagulante.

C

Plasmócitos – produz as imunoglobulinas, que constituem os anticorpos que participam dos mecanismos de defesa contra substâncias estranhas ou microrganismos que penetram nos tecidos.

D

Linfócitos – presentes no sangue, atuam na produção de anticorpos, destroem células anormais como as cancerosas e atuam na imunidade do organismo.