ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(IFPE)A DIVERSIDADE DOS BIOMAS BRASILEIROSEm funo

Geografia | Geografia Física | Biogeografia | Ecossistemas terrestres brasileiros
IFPE 2017IFPE GeografiaTurma ENEM Kuadro

(IFPE)

A DIVERSIDADE DOS BIOMAS BRASILEIROS
Em função de sua grande área territorial, o Brasil apresenta vários biomas, os quais são constituídos de várias formações vegetais. Uma dessas formações é encontrada em áreas baixas, quentes e úmidas. Está presente em trechos litorâneos do país, contando com uma flora caracterizada por espécimes halófilas e com pneumatóforos, isto é, vegetais tolerantes ao sal e com desenvolvimento de raízes aéreas, o que facilita a troca gasosa diretamente com a atmosfera. Essa mesma formação vegetal está sofrendo intensa devastação provocada, sobretudo, pela ação humana.
A que formação vegetal o texto se refere e de que forma esse ambiente tem sido degradado pelo homem?
 

A

Às restingas, onde, devido ao aumento da valorização das regiões litorâneas, houve grande retirada da formação vegetal para a construção de casas de veraneio em importantes praias do país.
 

B

À mata de várzea, onde as árvores nativas estão perdendo espaço devido à introdução de espécimes novas vindas de outros biomas para aproveitar a grande disponibilidade de água desse ambiente.
 

C

Aos manguezais, local que tem sofrido com a grande poluição dos mananciais hídricos e com o aterramento para construção de casas e bairros.

D

À Mata Atlântica, que sofreu extremamente com a retirada de madeira e com o desmatamento para aumentar a área de cultivo de lavouras como a canavieira e o cafezal.
 

E

À Mata dos Cocais, que teve grande parte de sua área desmatada para a prática da pecuária bovina.