ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(G1 - ifpe 2018)(...) h um muro de concretoentre n

Geografia | Geografia Humana | Geopolítica | Guerra Fria | Mundo bipolar (EUA X URSS)
IFPE 2018IFPE GeografiaTurma ENEM Kuadro

(G1 - ifpe 2018)

(...) há um muro de concreto
entre nossos lábios
há um muro de Berlim
dentro de mim
tudo se divide
todos se separam
duas Alemanhas
duas Coreias
tudo se divide
todos se separam (...)

Disponível em: <http://www2.uol.com.br/engenheirosdohawaii/discos/letras/alivio.htm>. Acesso em: 09 out. 2017. Adaptado.

O trecho da música Alívio imediato, da banda brasileira Engenheiros do Hawaii, aborda alguns fatos referentes ao contexto da Guerra Fria. Sobre esses fatos, assinale a alternativa CORRETA.

A

A construção do muro de Berlim foi um projeto elaborado pela Alemanha Ocidental e dividia a cidade de Berlim ao meio, separando a parte Ocidental da Oriental.

B

O muro de Berlim foi construído pela República Federal da Alemanha e circundava toda a Berlim Ocidental, separando-a da Alemanha Oriental.

C

A Coreia, após a Segunda Guerra Mundial, foi dividida em quatro partes iguais entre União Soviética, Grã-Bretanha, Estados Unidos e França, dando origem a dois países distintos: a Coreia do Sul e do Norte.

D

Na divisão da Alemanha pelas potências vencedoras da Segunda Guerra Mundial, a cidade de Berlim, mesmo estando completamente na parte oriental do país, foi dividida em quatro zonas.

E

A Coreia foi dividida após a derrota japonesa na Segunda Guerra Mundial. Na parte ocupada pelas tropas estadunidenses, formou-se a Coreia do Norte e, na região ocupada pelos soviéticos, formou-se a Coreia do Sul.