ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(IFSC - 2015)Os trs Rs do desenvolvimento sustentv

Geografia | Geografia Humana | Meio Ambiente | Problemas ambientais e aquecimento global | Poluição sonora, visual, atmosférica, água, solo
IFSC 2015IFSC GeografiaTurma ENEM Kuadro

(IFSC - 2015)

Os três “Rs” do desenvolvimento sustentável, REDUZIR, REUTILIZAR e RECICLAR estão no topo dos projetos alternativos que visam racionalizar o uso dos recursos naturais. As campanhas educativas defendem que no cotidiano das pessoas essas ações podem ser concretizadas por atitudes simples como a redução no uso de sacolas de supermercado, a separação dos resíduos sólidos e o reaproveitamento, por exemplo, de garrafas de refrigerantes para outros fins. Há, entretanto, de acordo com o interesse, divergências na forma como esses três “Rs” são tratados pelos diversos setores que compõe as sociedade.

Leia e analise as afirmações abaixo:

I. Essas divergências existem porque para as indústrias de forma geral não interessa REDUZIR o consumo dos seus produtos. Por isso, ao mesmo tempo que se dizem preocupadas com o meio ambiente, elas fazem grandes investimentos em campanhas publicitárias para incentivar o consumo.
II. O consumo de mercadorias é a base que sustenta o modo de vida capitalista: sem ele, o sistema entra em colapso. Por isso, dos três “Rs”, as grandes corporações capitalistas dão mais ênfase ao REUTILIZAR e ao RECICLAR.
III. Não podemos viver sem consumir, portanto, o problema maior não é tanto na forma e na quantidade que consumimos, mas sim com o destino final dos resíduos sólidos após se completar o ciclo do consumo. Por isso, dos três Rs, o REUTILIZAR e o RECICLAR são de fato os mais importantes porque resolvem o problema dos aterros sanitários.
IV. Os ambientalistas defendem que o desenvolvimento sustentável passa pelo consumo consciente, estimulado por políticas tais como a redução das taxas de juros ao crédito e a isenção de impostos sobre produtos industrializados, e um eficiente controle da natalidade.

Assinale a alternativa CORRETA. 

A

Apenas as afirmações I e II são verdadeiras.

B

Apenas a afirmação III é verdadeira.

C

Apenas as afirmações II e IV são verdadeiras.

D

Apenas as afirmações III e IV são verdadeiras.

E

Todas as afirmações são verdadeiras.