ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(IFSC - 2015)Com base na leitura do texto abaixo,

Português | Gramática | período simples | termos essenciais da oração
IFSC 2015IFSC PortuguêsTurma ENEM Kuadro

(IFSC - 2015)

Com base na leitura do texto abaixo, responda a(s) questão(ões)

Uma nova preocupação

Desde os meus 16 anos pratico algum tipo de luta. Na faculdade de Educação Física, na UFRJ, vivia dentro do ginásio de lutas. Com grandes mestres aprendi que a luta pode ser um ótimo meio de se educar jovens e crianças e de realizar a tal inclusão social. [...] Nunca fui expoente em nenhuma, porém extraí, de cada uma, conhecimentos e aprendizagens que levo para minha vida. Na luta, aprendi a respeitar, ter disciplina e principalmente... a não usá-la de forma inadequada

Aproveitando a moda do “vale tudo”, nome que deu origem às lutas atualmente conhecidas como MMA (Mix de Artes Marciais), a rede Globo importa um programa que pode, a médio e longo prazo, demolir tudo o que os grandes mestres das lutas conseguiram em anos. Na casa intitulada 1“TUF”, o que se vê é o oposto que qualquer luta deve trazer para seus praticantes. É uma sequência de exemplos negativos [...]. Nos colégios, normalmente as crianças repetem o que seus ídolos fazem [...] agora elas já começam a imitar o Anderson Silva, só que o resultado será diferente. A Educação Física precisa discutir o assunto.

Glossário:
1TUF: é um reality show chamado The Ultimate Fighter

Fonte: Ricardo Oliveira da Silva [CREF 01822–G/RJ]. Espaço do leitor. Revista Educação Física, n. 48, jun. 2013. p. 34. [Adaptado]

Considere o seguinte trecho:

[...] a rede Globo importa um programa que pode, a médio e longo prazo, demolir tudo o que os grandes mestres das lutas conseguiram em anos.

Assinale a alternativa CORRETA.

A

As formas verbais “importa” e “pode” indicam o tempo e o modo em que os fatos relatados ocorreram, isto é, no passado, gramaticalmente conhecido como pretérito perfeito do indicativo.

B

Na expressão “tudo o que os grandes mestres”, os termos destacados classificam-se como artigos indefinidos.

C

A forma verbal ‘conseguiram’ está na 3ª pessoa do plural para concordar com o sujeito “grandes mestres das lutas”.

D

Na expressão “a rede Globo importa um programa”, temos dois sujeitos simultaneamente: rede Globo / um programa.

E

As vírgulas são usadas na expressão “a médio e longo prazo” para separar o sujeito do predicado.