ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Imed 2018)Desde o terremoto de 1985, em que mais

(Imed 2018) 

Desde o terremoto de 1985, em que mais de 10.000 pessoas perderam a vida, o México sofreu em torno de dez sismos de uma magnitude igual ou superior a do que aconteceu em setembro de 2017. Com exceção de um ocorrido na Baixa Califórnia (nordeste do país) em 2010, todos se produziram na faixa sudoeste e central, em Estados como Michoacán, Guerrero e Oaxaca.

 

Diante disso, marque a alternativa correta a respeito da grande concentração de terremotos no México: 

 

A

 A grande concentração de sismos no México pode ser explicada pelo fato de a maior parte do país estar sobre o extremo sudoeste da placa norte-americana, que na faixa sudoeste e central se encontra com a placa de Cocos.

B

Os terremotos no México podem ser explicados devido às mudanças climáticas geradas pelo aquecimento global, as quais geram impactos na crosta terrestre e aumentam os processos de subducção.

C

O México possui grande número de sismos por causa das correntes marítimas, cujos movimentos alteram a estabilidade das placas tectônicas e, consequentemente, intensificam a ocorrência de terremotos.

D

 Não há explicação científica para o número elevado e a intensidade de terremotos no território mexicano, pois a situação geológica do país é similar à do Brasil, país que não possui sismos significativos ao longo de sua área. 

E

A teoria das placas tectônicas é a mais aceita para explicar os terremotos no México e em outros países. Essa teoria também explica a grande concentração de petróleo em território mexicano, o que fez do país, em 2016, o maior prospector dessa fonte de energia da América Latina.