Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Português - ITA 1998 | Gabarito e resoluções

1-9 de 9
Questão
1998Português

(ITA - 1998 - 1 FASE) Relacione as colunas e, a seguir, assinale a opo correspondente. (1) Aliterao (2) Anacoluto (3) Sinestesia (4) Metonmia (5) Hiprbato (6) Metfora (7) Hiprbole (8) Prosopopeia I. Esses polticos de hoje a gente no deve confiar na maioria deles. II. Ao longe, avistava-se o grito ruidoso dos retirantes. III. E fria, fluente, frouxa claridade / flutua como as brumas de um letargo...

Questão
1998Português

(ITA -1998 - 1 FASE) Assinale a opo que preenche correta e adequadamente os espaos do excerto a seguir. com o (.......) que se inicia (.......) da arte: a literatura passa a ser divulgado pela imprensa; escolhem-se temas e contedos acessveis a todos; substitu(i) (em)-se (........) pelos mitos nacionais; valoriza-se a cultura popular; e a literatura utilizada como arma de ao poltica e social mediante romances (........) e poesia (.......). (1) Modernismo (2) Realismo (3) Romantismo (4) a idealizao (5) a revoluo (6) a democratizao (7) os smbolos cristos (8) a mitologia clssica (9) o escapismo (10) indianista(s) (11) regionalista(s) (12) de teses sociais e de costumes (13) saudosista(s) (14) reformista(s) (15) revolucionri(o)(a)

Questão
1998Português

(ITA - 1998 - 1 FASE) Para que os enunciados apresentados se reduzam a uma s frase, algumas adaptaes e correes devem ser feitas. Assinale a opo que melhor os reestrutura - gramatical e estilisticamente, respeitando as sugestes dadas nos parnteses e as relaes de sentido denotadas pelos prprios enunciados. I. A raposa lembra os despeitados. (Orao principal) II. Atributo dos despeitados: fingem-se superiores a tudo. III. A raposa desdenha das uvas. (Orao adjetiva) IV. Causa do desdenho: no poder alcanar as uvas.

Questão
1998Português

(ITA - 1998 - 1 FASE) Para que os enunciados apresentados se reduzam a uma s frase, algumas adaptaes e correes devem ser feitas. Assinale a opo que melhor os reestrutura - gramatical e estilisticamente, respeitando as sugestes dadas nos parnteses e as relaes de sentido denotadas pelos prprios enunciados. I. A famlia de Justino no pode contar mais com as inmeras opes. (Orao concessiva) II. Sua famlia j habituar-se com essas opes. (Orao adjetiva no passado) III. Justino ser assaltado cinco vezes, (Orao subordinada temporal) IV. Ocorrido o quinto assalto, Justino no teve dvidas. (A orao entre aspas a principal) V. Deciso de Justino: fechar a loja e mudar do Brs.

Questão
1998Português

(ITA - 1998 - 1 FASE) A tev, apesar de nos trazer uma imagem concreta, no fornece uma reproduo fiel da realidade. Uma reportagem de tev, com transmisso direta, o resultado de vrios pontos de vista: 1) do realizador, que controla e seleciona as imagens num monitor; 2) do produtor, que poder efetuar cortes arbitrrios; 3) do cameraman, que seleciona os ngulos de filmagem; finalmente de todos aqueles capazes de intervir no processo da transmisso. Por outro lado, alternando sempre os closes (apenas o rosto de um personagem no vdeo, por exemplo) com cenas reduzidas (a vista geral de uma multido), a televiso no d ao espectador a liberdade de escolher o essencial ou acidental, ou seja, aquilo que ele deseja ver em grandes ou pequenos planos. Dessa forma, o veculo impe ao receptor a sua maneira especialssima de ver o real. (Muniz Sodr, A comunicao do grotesco) As oraes apesar do nos trazer uma imagem concreta e alternando sempre os closes com cenas reduzidas, no texto, traduzem respectivamente a ideia de:

Questão
1998Português

(ITA - 1998 - 1 FASE) Leia com ateno as, duas estrofes a seguir e compare-as quanto ao contedo e forma. I Mas que na forma se disfarce o emprego Do esforo; e a trama viva se construa De tal modo que a ningum fique nua Rica mas sbria, como um templo grego. II Do Sonho as mais azuis diafaneidades que fuljam, que na Estrofe se levantem e as emoes, todas as castidades Da alma do Verso, pelos versos cantem. Comparando as duas estrofes, conclui-se que:

Questão
1998Português

(ITA - 1998 - 1 FASE) Assinale a opo que preenche correta e respectivamente as lacunas. Embora ________ muitos candidatos, _________ que _______ poucas aprovaes, visto que apenas 1% deles _________ adequadamente.

Questão
1998RedaçãoPortuguês

(ITA - 1998 - 1 FASE) Os princpios da coeso e de coerncia no foram violados em:

Questão
1998RedaçãoPortuguês

(ITA - 1998 - 1 FASE) Assinale a opo que apresenta a melhor redao, considerando coerncia, propriedade e correo.

1-9 de 9