ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(ITA - 1998 - 1 FASE)Para que os enunciados aprese

Português | Gramática | período composto por subordinação
ITA 1998ITA PortuguêsTurma ITA-IME

(ITA - 1998 - 1ª FASE)

Para que os enunciados apresentados se reduzam a uma só frase, algumas adaptações e correções devem ser feitas. Assinale a opção que melhor os reestrutura - gramatical e estilisticamente, respeitando as sugestões dadas nos parênteses e as relações de sentido denotadas pelos próprios enunciados.

I. A família de Justino não pode contar mais com as inúmeras opções. (Oração concessiva)
II. Sua família já habituar-se com essas opções. (Oração adjetiva no passado)
III. Justino ser assaltado cinco vezes, (Oração subordinada temporal)
IV. Ocorrido o quinto assalto, "Justino não teve dúvidas". (A oração entre aspas é a principal)
V. Decisão de Justino: fechar a loja e mudar do Brás.

A

Embora a família de Justino não pôde contar mais com as inúmeras opções com que já se habituara, ele não teve dúvidas de fechar a loja e mudar do Brás após ser assaltado pela quinta vez.

B

Ao ser assaltado pela quinta vez, Justino, apesar da sua família não contar mais com as inúmeras opções às quais já tinha se habituada, não teve dúvidas: fechou a loja e mudou do Brás.

C

Apesar de que sua família não pudesse contar mais com as inúmeras e habituais opções, Justino, quando foi assaltado cinco vezes, não teve dúvidas após a última: fechou a loja e mudou do Brás.

D

Ocorrido o quinto assalto, Justino, que foi assaltado quatro vezes antes, não teve dúvidas em fechar a loja e mudar-se do Brás, mesmo que sua família não contasse mais com as inúmeras opções em que tinha se habituado.

E

Embora sua família não pudesse contar mais com as inúmeras opções a que estava habituada, Justino, assim que foi assaltado pela quinta vez, não teve dúvidas: fechou a loja e mudou-se do Brás.