ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(ITA - 2022 - 1 Fase)Considere a seguinte configur

(ITA - 2022 - 1ª Fase)

Considere a seguinte configuração experimental, constituída de um canhão de partículas \(\alpha\), dois detectores de partículas \(\alpha\) posicionados ortogonalmente entre si e uma folha fina de um determinado material (W, X, Y, Z).

Experimentos foram realizados, bombardeando cada material com uma quantidade de partículas \(\alpha\) e registrando o número de partículas coletadas em cada detector conforme a tabela abaixo.

Experimento Partículas
lançadas
Material Partículas Coletadas
Detector 1 Detector 2
I 8000 W 7903 1
II 10 X 10 0
III 10 Y 10 0
IV 10 Z 10 0

A partir dessas informações, assinale a alternativa que apresenta a conclusão CORRETA sobre as observações feitas nos experimentos;

A

Com a espessura de uma folha fina, somente o material W é capaz de defletir partículas \(\alpha\).

B

Conclusões não podem ser tiradas sobre os experimentos II, III e IV, pois o experimento I mostrou que a taxa de partículas defletidas é muito baixa para um dos materiais. 

C

A mediação obtida no experimento I contém algum erro, visto que o número resultante da soma de partículas registrado nos detectores 1 e 2 não é igual ao de partículas lançadas pelo canhão. 

D

Os experimentos confirmam que os materiais X, Y e Z são transparentes às partículas \(\alpha\).

E

Se todos os materiais fossem bombardeados por um mesmo número de partículas \(\alpha\), eles apresentariam o mesmo número de partículas nos detectores 1 e 2, contanto que todos tivessem a mesma espessura.