ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(MACK)O solo no apenas um substrato para o desenvo

(MACK)

O solo não é apenas um substrato para o desenvolvimento da biosfera, mas também é um dos determinantes das características da biosfera e é modificado por elas, por meio dos processos interativos, que mantém com os seres vivos.
ROSS,J. L.S.(Org.) Geografia do Brasil.

Sobre o tema central a que o texto faz referência, é INCORRETO afirmar que

A

os solos, quanto à origem, podem ser eluviais, aluviais e orgânicos, sendo o último diretamente relacionado à ação do clima local sobre o material orgânico de origem animal e vegetal em estado de decomposição. As florestas pluviais oferecem boas condições para esse tipo de solo.

 

B

a fertilidade do solo pode determinar sua vocação agrícola. Em áreas de clima temperado (invernos frios e verões quentes e úmidos) como na Ucrânia e Rússia, o solo Tchernozion surge em decorrência do congelamento de gramíneas que, ao entrarem em estado de decomposição, passam a integrar a sua camada orgânica. Esse processo é mais intensamente ativado durante os verões, permitindo a ocorrência de extensas áreas férteis.

C

o solo do tipo Loess (solto), em decorrência da ação eólica, é formado por grânulos finos de argila, quartzo e cálcio. Apresenta uma coloração amarela, é típico de áreas de relevo suave. Demonstra alto grau de fertilidade. É encontrado na Europa e principalmente na China, ao longo do Rio Amarelo.

 

D

os Latossolos, típicos das áreas tropicais, apresentam coloração avermelhada e/ou alaranjada em função da presença em maior ou menor grau de óxidos de ferro. A acidez é uma característica comum a esse tipo de solo. Passou a ser corrigido no Cerrado brasileiro por meio da técnica da calagem.

E

o tipo de solo conhecido como Podzol recobre áreas de florestas temperadas caducifólias (sul da Itália e França) com predomínio de clima Mediterrâneo. Esse aspecto oferece maior nível de fertilidade ao seu horizonte “A” mantendo-se arenoso e ácido com grande quantidade de óxidos de ferro e húmus durante todo o ano.