ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Mackenzie 2013) Sabendo-se que as personagens ret

(Mackenzie 2013)

Sabendo-se que as personagens retradas na charge são dois ex-presidentes do Brasil – o da esquerda, Campos Sales (1898-1902), e o da direita, Ernesto Geisel (1974-1979), e ainda que o primeiro governou durante a vigência da República das Oligarquias (1894-1930) e o segundo durante o Regime Militar (1964-1985), a ironia consiste no (a)

A

fato de que os dois presidentes adotaram práticas autoritárias. Campos Sales foi o responsável pelo início do militarismo na República brasileira. Geisel, por sua vez, iniciou a intervenção do Executivo nas eleições para o Legislativo.

B

percepção de que os dois instituíram práticas antidemocráticas no Brasil. O primeiro, a não diplomação de deputados federais oposicionistas à “Política dos Governadores”. O segundo, a determinação de eleições indiretas para senadores, dentro do chamado “Pacote de Abril”.

C

certeza de que ambos adotaram medidas autoritárias. Porém, é correto afirmar, ao mesmo tempo, que se deve a Geisel a percepção de que medidas autoritárias não seriam mais toleradas no Brasil, por isso o hipotético diálogo com Campos Sales, e a crítica feita às práticas desse.

D

dúvida gerada pelo diálogo. Não fica claro se foi o primeiro o responsável pela criação de medidas antidemocráticas, ou se foi o segundo. Ao mesmo tempo, percebe-se a inclinação democrática do governo Geisel, referindo-se à eleição direta dos “senadores biônicos”.

E

percepção de que os governos de ambos instituíram medidas antidemocráticas. Campos Sales foi o responsável pelo início da “República do Café com Leite”. Já Geisel, o responsável pelo período de maior perseguição aos opositores, legalizada pela criação dos “senadores biônicos”.