ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Pucpr 2004) Leia o texto a seguir:"...Por causa d

Geografia | Geografia Humana | Demografia | Migração | Migrações brasileiras
PUC 2004PUC GeografiaTurma ENEM Kuadro

(Pucpr 2004) Leia o texto a seguir:
"...Por causa da retração observada entre as famílias da classe média e alta, a cidade São Paulo está próxima de ver o que há pouco tempo se imaginava impensável: reduzir sua população. É uma tendência que já se percebe em algumas metrópoles brasileiras.
Como chegam menos imigrantes e nascem menos crianças, o crescimento populacional paulistano está abaixo de 1,9%, fronteira da chamada taxa de reposição - morre mais gente do que nascem crianças ou chegam imigrantes. Os mais abastados, com as famílias encolhidas, sentem-se ilhadas diante da pobreza crescente, com as famílias ampliadas. ..."
(DIMENSTEIN, Gilberto. A geração dos filhos únicos. "Folha de São Paulo", 09/11/2003.)

A respeito do tema tratado e com base no conteúdo do texto, é correto afirmar:
I. Embora não ocorra na mesma proporção nas famílias de diferentes classes sociais, tem-se constatado nos últimos recenseamentos uma redução no número de filhos por casal.
II. Já se percebe uma mudança de tendência no crescimento populacional de algumas metrópoles brasileiras, inclusive em São Paulo, a maior entre todas, onde há uma acentuada desaceleração no ritmo do crescimento vegetativo da cidade.
III. Em consequência do aumento de postos de trabalho, decorrente da tendência neoliberal da economia brasileira, na última década do século XX e no início do século XXI registra-se um significativo aumento de novos imigrantes em São Paulo, provenientes principalmente do interior do Nordeste do país.
IV. A diminuição do tamanho das famílias, sobretudo as das classes média e alta, se relaciona, entre outras causas, com o fato de a população brasileira ser cada vez mais urbana, bem como com o crescente enquadramento da mulher no mercado de trabalho.
V. A redução do número de filhos se manifesta como um fenômeno temporário, de curto prazo, associado diretamente à crise econômica atual que aflige o país, mas que não pode ser avaliado como uma tendência ou uma nova característica da demografia brasileira.

Estão corretas:

A
apenas I e III.
B
apenas I, II e III.
C
apenas I, II e IV.
D
apenas II, III e V.
E
II, III, IV e V.