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VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Pucrs 2004)7Vamos admitir que o estudante 1se enc

(Pucrs 2004)

7Vamos admitir que o estudante 1se encontre diante da "página em branco", de lápis e papel em punho, a esperar que as ideias 3lhe jorrem da mente com ímpeto proporcional à sua ansiedade. É um momento de transe _______ estão sujeitos todos os que ainda não adquiriram o desembaraço natural advindo da prática diuturna de escrever (transe e aflição traduzidos em mordiscar a ponta do lápis). O assunto sobre o qual se propõe a escrever é vago, não depende de pesquisa, mas apenas da experiência e das vivências. E agora?
Vejamos como resolver isso, mediante a sábia lição do Professor Júlio Nogueira: "O assunto é um desses temas abstratos, que 4nos parecem áridos, avaros de ideias: a amizade, por exemplo".
Que dizer sobre a amizade? Como encher tantas linhas, formando períodos sobre períodos, se as ideias 5nos escapam, se a imaginação está inerte, se nada encontramos no cérebro que nos pareça digno de ser expresso de forma agradável e, sobretudo, correta? Antes de tudo, se nosso estado de espírito é de perplexidade, se 2nos domina essa preocupação pungente, esse desânimo de chegar a um resultado satisfatório, o que devemos fazer é não começar a tarefa imediatamente. Em vez de lançar a esmo algumas frases inexpressivas no papel, 8devemos refletir, devemos nos concentrar. Uma quarta parte do tempo _________ dispomos deve ser destinada a metodizar o assunto, a 6dividi-lo nos pontos que comporta.

GARCIA, Othon. Comunicação em prosa moderna. Rio de Janeiro: FGV, 1996, p. 340. (adaptação)

As palavras que completam corretamente as lacunas do texto, na ordem em que se encontram, são

A

em que / de que

B

a que / de que

C

ao qual / o qual

D

no qual / do qual

E

a que / que