ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Pucrj 2006) Petróleo: fonte renovável de guerras.

Geografia | Geografia Humana | Geopolítica | Focos de tensão | Focos de tensão: Oriente Médio
PUC 2006PUC GeografiaTurma ENEM Kuadro

(Pucrj 2006)

Petróleo: fonte renovável de guerras.

"O controle pelo controle dos recursos naturais voltou ao palco principal da geografia". A afirmação de Michael Klare, titular da cadeira de Paz e Segurança Mundial no Hampshire College e na Amhrest University, nos Estados Unidos, foi feita em seu livro Resource Wars: the new landscape of global conflict. Klare argumenta que guerras como a do Golfo, a operação no Afeganistão e a anunciada intervenção no Iraque, pelo Estados Unidos, situam-se entre as disputas pelo controle de um recurso natural estratégico e fundamental: o petróleo. Na opinião de Klare, uma boa parte das guerras de conquista e posicionamento estará marcada pelo controle geo-estratégico de recursos como os energéticos, minerais e florestais, e o dos sistemas aquíferos (...)

Leia as afirmativas a seguir.
I - As guerras como a do Yom Kippur (1973), Irã x Iraque (1980-1988) e a do Golfo (1991) são diretamente relacionadas às disputas territoriais pelo petróleo, assim como as atuais tensões entre EUA e Venezuela, na América do Sul, que envolvem o controle do fluxo petrolífero no continente.
II - A luta pela construção de uma refinaria de petróleo no estado do Rio de Janeiro encampada pelos últimos governos estaduais fluminenses com o slogan "O petróleo é nosso", é uma estratégia político-econômica para esses governos estaduais obterem mais recursos ao acessarem os royalties e uma maior projeção na Federação Brasileira.
III - O programa Traceca (Transport Corridor Europe, Caucasus, Asia) será um componente fundamental de estruturação da Eurásia no século XXI, como eixo de transporte de petróleo ou corredor de mercadorias no eixo Leste-Oeste, envolvendo as ambições dos países do mar Cáspio, como o Arzeibaijão, Cazaquistão e Turcomenistão.


Considerando a importância desse hidrocarboneto, em termos geopolíticos e geo-econômicos, assinale a alternativa correta.

A
Somente a afirmação I está correta;
B
Somente as afirmações II e III estão corretas;
C
Somente a afirmação II está correta;
D
Somente as afirmações I e III estão corretas;
E
Todas as afirmações estão corretas.