ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Pucpr 2015) Ciente de que os solos saudáveis estã

Geografia | Geografia Física | Pedologia | Solos
Geografia | Geografia Humana | Meio Ambiente
PUC 2015PUC GeografiaTurma ENEM Kuadro

(Pucpr 2015) Ciente de que os solos saudáveis estão na base da agricultura familiar, na produção de alimentos e, ainda, cumprem um papel como reservatórios da biodiversidade, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (ONU – FAO) instituiu 2015 como o Ano Internacional dos Solos (AIS), e celebrará, no dia 05 de dezembro, o primeiro Dia Mundial dos Solos.
Para Eve Crowley, representante regional adjunta da FAO, “é essencial manter um equilíbrio cuidadoso entre a necessidade de preservar os nossos recursos naturais e expandir a nossa produção de alimentos. O Ano dos Solos visa gerar esta consciência”.

(Adaptado de: A América Latina e o Caribe celebram o Ano Internacional dos Solos 2015. Disponível em: <http://www.fao.org/americas/noticias/ver/pt/c/270863/>. Acesso em: 15 mai. 2015.)


Com base no texto e no seu conhecimento sobre a ciência dos solos, assinale a alternativa que justifica CORRETAMENTE a importante iniciativa da ONU – FAO em escolher 2015 como Ano Internacional dos Solos.

A

Recurso finito resultante do intemperismo das rochas e acúmulo de matéria orgânica, os solos sofrem degradações que comprometem o equilíbrio ambiental e a produção de alimentos.

B

Independentemente do clima, os solos das regiões tropicais úmidas formaram-se ao longo de milhares ou milhões de anos pelo processo de intemperismo químico.

C

Movimentos de massa, salinização e laterização são exemplos de processos exclusivamente antrópicos que degradam os solos e diminuem as áreas agricultáveis.

D

A iniciativa da ONU tem objetivos puramente agrícolas, pois esta atividade é a única prejudicada pelo manejo incorreto dos solos.

E

Cada vez mais comum em um mundo ocupado por bilhões de pessoas, a ONU busca diminuir a poluição atmosférica que intensifica a acidez dos solos, como ocorre no cerrado brasileiro.