ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Pucpr 2015) Após a Revolução de Trinta, que levou

(Pucpr 2015) Após a Revolução de Trinta, que levou Getúlio Vargas ao poder, no que diz respeito à educação, podemos identificar basicamente duas correntes opostas: a corrente dos pensadores católicos e a corrente dos reformadores liberais. Sobre a corrente dos reformadores liberais, marque a alternativa CORRETA.

A

A corrente dos reformadores liberais não defendia a educação pública sem distinção de sexo, pois, na década de 1930, no Brasil, era muito importante enfatizar e reforçar os diferentes papéis desempenhados pelos meninos e pelas meninas.

B

A corrente dos reformadores liberais opunha-se à corrente dos pensadores católicos, mas convergia num ponto: o que defendia o papel primordial da educação privada, uma vez que o Estado Getulista não possuía condições econômicas de sustentar a educação pública.

C

A corrente dos reformadores liberais foi explicitamente adotada pelo governo de Getúlio Vargas, uma vez que o Estado Getulista não promoveu nenhuma aproximação com a Igreja Católica na década de 1930.

D

A corrente dos reformadores liberais defendia o importante papel do ensino público e gratuito, sem distinção de sexo; defendia, ainda, que o Estado não deveria subvencionar as escolas religiosas e que o ensino religioso deveria ficar restrito às escolas privadas confessionais.

E

Ao longo da década de 1930, o governo Varguista foi se tornando cada vez mais fechado e centralizado na figura de Getúlio. Essa centralização favoreceu uma grande afinidade com a corrente dos reformadores liberais porque este Estado buscava uma educação emancipadora para a sociedade brasileira.