Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Biologia - PUC 2019 | Gabarito e resoluções

1-15 de 19chevron right center
Questão
2019Biologia

O fenmeno representado na imagem ocorre em alguns grupos animais. Analise as afirmativas a seguir e assinale aquela que indica o nome correto e uma vantagem adaptativa do processo.

Questão
2019Biologia

(PUC GO/2019) Os organismos pluricelulares apresentam vrios nveis de organizao em uma hierarquia que permite a especializao de funes, de modo a otimizar os recursos e poupar energia, num verdadeiro algoritmo biolgico, em que cada passo constantemente monitorado e direcionado para o bom funcionamento do organismo. Entre as alternativas apresentadas a seguir, marque aquela que corresponde aos nveis de organizao de um organismo, em ordem crescente, do mais simples ao mais complexo:

Questão
2019Biologia

(PUC GO/2019) Um pesquisador cultivou duas cepas de bactrias (M e N) em uma mesma placa de Petri, em um meio de cultura contendo penicilina, sabendo previamente que M era resistente ao antibitico e N no. Ao final do primeiro dia, o pesquisador observou que a maior parte das colnias da cepa bacteriana N havia desaparecido. Porm, no terceiro dia, essas cepas voltaram a proliferar. Sobre esse experimento, marque a alternativa cuja resposta a correta:

Questão
2019Biologia

(Pucrj 2019) Considere a sequncia de bases nitrogenadas do RNA mensageiro de um gene que codifica uma determinada protena. A alterao de um nico nucleotdeo, conhecida por SNP (Single Nucleotide Polymorphism), gera uma protena mutante, relacionada a uma doena metablica. Em destaque, esto o stio de incio da traduo (sublinhado) e a base alterada (sublinhada e indicada com uma seta). Com base no quadro do cdigo gentico, os aminocidos correspondentes aos cdons que contm as bases indicadas nas sequncias sem mutao e com mutao, respectivamente, so os seguintes:

Questão
2019Biologia

(PUC RS/2019) A figura esquemtica a seguir resume o processo de expresso gnica em uma clula eucaritica. Com base na figura, os nmeros de I a V correspondem /ao I. enovelamento do DNA. II. transcrio do DNA pela RNA polimerase. III. RNA Transportador. IV. traduo do RNA por ribossomo. V. formao de estrutura secundria e terciria da protena. Esto corretas apenas as afirmativas

Questão
2019Biologia

(PUC SP/2019) As plantas carnvoras tambm so fotossintetizantes, como as demais plantas. Entretanto, em virtude da pobreza de nutrientes do solo onde crescem, necessitam obter nitrognio e fsforo a partir de suas presas, que podem ser protozorios, pequenos artrpodes e, dependendo da espcie, at mesmo pequenos vertebrados. Sendo assim, correto afirmar que esses nutrientes, obtidos a partir da captura de animais, sero teis para a formao de biomolculas tais como:

Questão
2019Biologia

(Pucrj 2019) Os equinodermos constituem o filo mais prximo evolutivamente dos cordados, por compartilharem a seguinte caracterstica:

Questão
2019Biologia

(Puccamp 2019) TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO: Considere o texto abaixo: Recifes, por definio, so estruturas rgidas criadas pela ao de seres vivos. No caso da foz do rio Amazonas, algas que transformam o carbonato presente no oceano em um esqueleto de calcrio comearam a se incrustar na rocha e criaram condies para outro tipo de alga calcria, os rodolitos. Em seguida, vieram corais, esponjas e poliquetas. Conforme uns vo morrendo, outros nascem por cima. Por milhares de anos, a massa cresceu at formar o recife. Um processo longe de um fim. (Adaptado de: Revista Galileu, junho de 2018, p. 65) As plantas terrestres originaram-se a partir de um grupo ancestral de macroalgas verdes, e o grupo das brifitas pode ser considerado como o das primeiras plantas terrestres, ainda que restritas a locais midos. De modo semelhante s algas verdes, as brifitas so

Questão
2019Biologia

(Pucrs 2019) O ciclo reprodutivo de um pteridfito envolve quatro etapas, conforme mostra a figura a seguir. Com base na figura, relacione o processo com a etapa que o representa.

Questão
2019Biologia

(PUC 2019)Em quatro lcus autossmicos e de segregao independente, um homem apresenta o gentipo AA Bb CC dd; sua esposa apresenta o gentipo aa Bb CC DD. A probabilidade desse casal ter um filho do sexo masculino de gentipo Aa bb CC Dd de

Questão
2019Biologia

(PUC2019)A madeira um recurso natural renovvel, amplamente utilizado, por exemplo, na construo civil, movelaria e indstria de celulose. O tipo especfico de tecido da planta que nos fornece a madeira o(a)

Questão
2019Biologia

(PUC-RJ2019)A epiderme das plantas apresenta vrias estruturas com funes especficas. Entre essas estruturas, pode-se destacar os tricomas e as lenticelas, que tm respectivamente as seguintes funes:

Questão
2019Biologia

(PUC 2019)As caractersticas a seguir ocorrem em diferentes grupos de vertebrados: I. pelos; II. ossos pneumticos; III. hemcias anucleadas; IV. glndulas mamrias; V. corao com quatro cavidades. Qual das alternativas representa apenas as caractersticas exclusivas dos mamferos:

Questão
2019Biologia

(PUC 2019) A morfologia das flores apresenta uma estreita com o seu sistema de polinizao. Um colecionador de plantas estcultivando uma especie que apresenta flores pequenas, petalas no vtgosas, sem perfume, grandes anteras versteis e altaproduo de plen. O colecionador, para garantr a reproduo, gostaria de conhecer o agente de dessa espcie, que nesse casoser o(a)

Questão
2019Biologia

(Pucpr Medicina 2019)Leia o fragmento de texto e observe a imagem do grfico a seguir. A adolescncia, perodo da vida geralmente entre 12 e 21 anos de idade, uma poca de grande transformao fisiolgica, psicolgica e cognitiva, durante a qual uma criana se torna um adulto. Nessa fase, o padro de crescimento e desenvolvimento est acelerado, afetando tanto os aspectos de sade fsica como os aspectos psicossociais. (MAHAN, L. KATHLEEN; STUMP, SYLVIA ESCOTT; RAYMOND, JANICE L. Krause: alimentos, nutrio e dietoterapia, p.410 13 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.) Sobre o crescimento e o desenvolvimento humano e suas correlaes com o hormnio do crescimento (GH), marque a alternativa CORRETA.

1-15 de 19chevron right center