ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Pucpr Medicina 2019)Leia o fragmento de texto e o

(Pucpr Medicina 2019) Leia o fragmento de texto e observe a imagem do gráfico a seguir.

“A adolescência, período da vida geralmente entre 12 e 21 anos de idade, é uma época de grande transformação fisiológica, psicológica e cognitiva, durante a qual uma criança se torna um adulto. Nessa fase, o padrão de crescimento e desenvolvimento está acelerado, afetando tanto os aspectos de saúde física como os aspectos psicossociais”.

(MAHAN, L. KATHLEEN; STUMP, SYLVIA ESCOTT; RAYMOND, JANICE L. Krause: alimentos, nutrição e dietoterapia, p.410 – 13ª ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.)

Sobre o crescimento e o desenvolvimento humano e suas correlações com o hormônio do crescimento (GH), marque a alternativa CORRETA.

A

O GH é secretado por células de todos os tecidos corporais, já que todos eles sofrem alterações metabólicas para promoção do crescimento.

B

Metabolicamente, o GH tem ação catabólica sobre as proteínas.

C

A hipersecreção do GH em adultos leva a uma condição chamada de acromegalia, caracterizada pelo crescimento da mandíbula, alargamento da região frontal, crescimento das mãos e dos pés.

D

Sob a influência do GH, as células podem sofrer hiperplasia, que corresponde ao aumento do tamanho celular, e hipertrofia, que corresponde ao aumento do número de células.

E

O GH aumenta a síntese de lipídios, diminuindo as concentrações plasmáticas de ácidos graxos.