ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Pucpr Medicina 2019) A sndrome de Guillian-Barr c

Outra | Comunicação com o aluno
PUC 2019PUC BiologiaTurma ENEM Kuadro

(Pucpr Medicina 2019)  A síndrome de Guillian-Barré clássica é uma doença em que a mielina que isola os axônios é destruída. Uma maneira de diagnosticar a síndrome de Guillian-Barré, a esclerose múltipla e outras doenças desmielinizantes é pelo teste de condução nervosa. Esse teste mede a força combinada dos potenciais de ação de muitos neurônios e a velocidade em que são conduzidos quando percorrem os axônios.

(SILVERTHORN, DEE UNGLAUB. Fisiologia Humana: uma abordagem integrada/ 7ª ed. – Porto Alegre: Artmed, 2017).

A imagem mostra o axônio (ao centro) de um neurônio, com o seu sistema de microtúbulos e neurofilamentos, envolvido pelas membranas da bainha de mielina.

Considerando a estrutura e o funcionamento dos neurônios, assinale a alternativa CORRETA. 

A

A bainha de mielina, em axônios mielinizados, está disposta em camadas contínuas e ininterruptas ao longo de toda a extensão axonal.  

B

 A manutenção da bainha de mielina também depende do estado nutricional do indivíduo, pois a hipovitaminose da vitamina B9 pode levar à degeneração do estrato mielínico, causando o beribéri.

C

A bainha de mielina de um axônio é formada a partir de dobras concêntricas de axônios de neurônios adjacentes.   

D

Nos neurônios mielinizados, o potencial de ação tem condução saltatória devido às propriedades isolantes da bainha de mielina e a presença dos nódulos de Ranvier.

E

A mielinização dos neurônios ocorre apenas no SNC (Sistema Nervoso Central), estando ausente nos neurônios do SNP (Sistema Nervoso Periférico).