ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(PUC-PR)Durante o lanamento de sua campanha, em ju

Geografia | Geografia Humana | Demografia | Migração | Migração internacionais
PUC 2019PUC GeografiaTurma ENEM Kuadro

(PUC-PR)

Durante o lançamento de sua campanha, em junho de 2015, Donald Trump discursou sobre sua posição oficial em relação à imigração mexicana para os Estados Unidos. "Quando o México envia seu povo para cá, ele não está enviando o seu melhor. Está mandando pessoas que têm muitos problemas. Eles estão trazendo drogas. Eles estão trazendo crime. Eles são estupradores", disse.

Veja, 29 out. 2016. (Adaptado)

“Não sei qual é a adesão dos comandantes, mas, caso venham reduzir o efetivo [das Forças Armadas] é menos gente nas ruas para fazer frente aos marginais do MST, dos haitianos, senegaleses, bolivianos e tudo que é escória do mundo que, agora, está chegando os sírios também. A escória do mundo está chegando ao Brasil como se nós não tivéssemos problema demais para resolver”, disse o deputado Jair Bolsonaro.

Exame, 22 set. 2015. (Adaptado)

 

Quando pessoas públicas, grandes líderes ou políticos expõem problemas contemporâneos complexos com superficialidade e desconhecimento de causa, podem, mesmo que sem intenção, criar atrito diplomático e insuflar problemas sociais internos, como a

A

gentrificação.

 

B

migração pendular.

C

xenofobia.

D

transumância.

 

E

homofobia.