ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Ucpel 2017)“Judô dá primeiro ouro para Kosovo”. E

(Ucpel 2017)

“Judô dá primeiro ouro para Kosovo”. Esta foi uma manchete recorrente durante as Olimpíadas do Rio em 2016. Isso, porque o Kosovo ainda não é reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um país independente, mas o reconhecimento dado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), permitiu à Majlinda Kelmendi conquistar o primeiro título olímpico para o país na modalidade de judô na categoria até 52 quilos.

A desintegração da Iugoslávia, na década de 1990, teve conflitos que persistiram durante toda a década. Esse foi um dos fatos geopolíticos mais importantes depois da queda do muro de Berlim e do colapso da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

Sobre os países resultantes da antiga Iugoslávia, é correto afirmar que

A

a Sérvia, cuja capital é Belgrado, só tem acesso ao Mar Negro por intermédio do rio Reno.

B

a Bósnia-Herzegovina, que tem sua capital em Sarajevo, é composta por duas entidades políticas autônomas, a Federação da Bósnia-Herzegovina e a República Sérvia.

C

a Croácia, que tem sua capital em Zagreb, tem no turismo um setor importante de sua economia, mas não consegue ser admitida na União Europeia.

D

a Eslovênia, cuja capital é Liubliana, é o único integrante da União Europeia, apesar de ainda não usar o Euro como moeda, que continua sendo o Tolar.

E

o Montenegro, cuja capital é Podgorica, é o único que não está localizado nos Balcãs.