ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Ucpel 2021) O Instituto Nacional de Pesquisas Esp

(Ucpel 2021)  O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), conforme reportagem vinculada no dia 30/09/2020 no site da Câmara dos Deputados, confirma aumento de quase 200% em queimadas no Pantanal entre 2019 e 2020. Uma das principais consequências das queimadas é a fragmentação dos ecossistemas que gera um problema cada vez mais presente nas paisagens brasileiras.


Analise as afirmativas abaixo

I. A dinâmica dos ecossistemas é mantida pelo fluxo constante de energia e matéria que circula entre os componentes bióticos e abióticos e pelas relações estabelecidas entre os seres vivos.

II. A manutenção de fluxos naturais entre as populações é importante, pois, quando estão restritas a fragmentos, elas tendem a perder a diversidade genética.

III. A fragmentação de um ambiente limita o potencial de dispersão e colonização de uma determinada espécie, além de causar limitações reprodutivas e alimentares.

IV. A fragmentação de habitats leva ao surgimento de duas ou mais sub-populações de uma espécie, limitadas a uma área restrita; aumentando as chances de ocorrer endocruzamento.

V. Em ambientes fragmentados as condições abióticas são profundamente alteradas o que influencia na dinâmica das espécies que vivem no ambiente e consequentemente propicia uma maior colonização de espécies exóticas.

Sobre a fragmentação dos ecossistemas podemos concluir que 

A

Não são consequências da fragmentação de ecossistemas a perda de diversidade genética e endocruzamentos.  

B

A fragmentação de ecossistemas não acarretará em competição entre espécies nativas e exóticas, pois o ambiente será degradado para ambas.  

C

O fluxo de energia se manterá constante mesmo com fragmentação do ecossistema.

D

Todas afirmativas apresentam consequências plausíveis da fragmentação de ecossistemas

E

A fragmentação de ecossistemas não limita a dispersão e colonização das espécies, pois ele as força a procurarem novos espaços para sobreviverem.