ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Ucs 2015) Sobre a escravidão negra no Rio Grande

(Ucs 2015) Sobre a escravidão negra no Rio Grande do Sul, é correto afirmar que

A

o regime compulsório de trabalho, devido à necessidade de controle sobre o escravo, não era o mais adequado a atividades como a tropeada, a criação e a caça de gado; isso fez com que não houvesse escravidão no Rio Grande do Sul.

B

a atividade charqueadora proporcionou um acúmulo de capitais capaz de introduzir em grande escala o trabalho escravo no Rio Grande do Sul, a partir do século XVIII, em especial na região de Pelotas.

C

a presença de escravos negros no Rio Grande do Sul, ainda que em pequena escala, teve um caráter diferente do restante das províncias brasileiras. Nas terras gaúchas, a escravidão foi mais amena, ao contrário do que ocorreu nas fazendas de café do Rio de Janeiro e de São Paulo.

D

a grande presença de população de origem europeia fez com que a figura do escravo no Rio Grande do Sul passasse despercebida e, ainda hoje, a contribuição dos africanos na cultura gaúcha é muito pequena.

E

o escravo negro participou ativamente das atividades ligadas à colonização das terras gaúchas, em especial na região Nordeste do Estado, em atividades ligadas à agricultura e à pecuária.