ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Udesc 2012) O México e os Estados Unidos são vizi

(Udesc 2012) O México e os Estados Unidos são vizinhos com problemas. Sobre esta relação de vizinhança é correto afirmar, exceto:
A

O México foi uma das primeiras vítimas do nascente imperialismo norte-americano do século XIX. Explorando as instabilidades internas do México, os Estados Unidos conquistaram 1 milhão de km² de territórios originalmente mexicanos. Esses territórios correspondem aos atuais estados do Texas, Arizona, Novo México e Califórnia.

B

Os problemas existentes entre México e Estados Unidos foram resolvidos recentemente com a eleição de Barack Obama, que flexibilizou, por meio de leis, a entrada dos mexicanos nos Estados Unidos.

C

A maioria dos norte-americanos tende a menosprezar, ser indiferente ou simplesmente ignorar os ressentimentos históricos mexicanos. A imagem passada pelo cinema norte-americano a respeito dos mexicanos é geralmente depreciativa.

D

O México pode se tornar um problema geopolítico para os Estados Unidos, se as falhas políticas e econômicas do regime mexicano acirrarem os sentimentos antinorte americanos.

E

Os mexicanos buscam postos de trabalho nos Estados Unidos, o que aumenta muito o fluxo migratório legal e ilegal para o país americano.