Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Química - UDESC 2016 | Gabarito e resoluções

1-14 de 14
Questão
2016Química

(UDESC - 2016) Foras intermoleculares so responsveis pela existncia de diferentes fases da matria, em que fase uma poro da matria que uniforme, tanto em sua composio qumica quanto em seu estado fsico. Com base nestas informaes, relacione os termos s afirmaes que melhor os descrevem. 1) Ligaes de hidrognio 2) Interaes on-dipolo 3) Foras London 4) Interaes dipolo-dipolo (___) Podem ocorrer quando slidos tais com KC ou Nal, por exemplo, interagem com molculas como a gua. (___) Podem ocorrer quando elementos com eletronegatividade elevada esto ligados covalentemente com o tomo de hidrognio. (___) So foras que esto presentes quando temos, por exemplo, uma amostra de acetona (propanona) dissolvida em etanoato de etila. (___) Ocorrem entre compostos no polares, sendo esta uma interao bastante fraca. Assinale a alternativa que contm a sequncia correta, de cima para baixo

Questão
2016Química

(Udesc 2016) Os miriápodes pertencem a um subfilo dos artrópodes que agrupam animais segmentados com um elevado número de pernas, tais como lacraias e piolho-de-cobra. Como mecanismo de defesa, estes animais produzem uma substância chamada amigdalina (C20H27NO11) que é liberada juntamente com uma enzima que hidrolisa tal composto, transformando-o em açúcares, benzaldeído e ácido cianídrico, conforme processo bioquímico descrito na figura. Considerando a reação bioquímica descrita, assinale a alternativa correta

Questão
2016Química

(Udesc 2016) A molécula de epinefrina foi primeiramente isolada em sua forma pura em 1897 e sua estrutura foi determinada em 1901. Ela é produzida na glândula adrenal (daí vem o seu nome usual, adrenalina) como um único enantiômero. Analisando a estrutura da molécula de epinefrina, é incorreto afirmar que:

Questão
2016Química

(UDESC 2016) Um dos problemas ambientais enfrentado em vrias regies do mundo a chuva cida. Esse fenmeno refere-se a uma precipitao mais cida que a chuva natural, a qual possui um pH de aproximadamente 5,6, ou seja, chuva no poluda. A precipitao cida causa a deteriorao de esttuas feitas de rochas calcrias e de mrmore, assim como a acidificao de lagos, levando morte muitos organismos vivos, que no sobrevivem em meio cido. Analise as proposies sobre os processos envolvidos na chuva cida. I. A queima de combustveis fsseis um fator que contribui para o aumento da emisso de dixido de enxofre e, consequentemente, a ocorrncia de precipitaes de carter cido. II. Os dois cidos predominantes na chuva cida, responsveis por conferir um carter mais cido, so os cidos ntrico e sulfrico. A formao do cido sulfrico pode ocorrer pela oxidao do dixido de enxofre na atmosfera, resultando em trixido de enxofre. Ento, o gs trixido de enxofre reage com a gua e resulta na formao do cido sulfrico. III. Em uma atmosfera limpa, ou seja, com nveis normais de dixido de carbono, o pH da chuva aproximadamente 5,6, devido solubilizao desse gs atmosfrico na gua, levando formao do cido carbnico. Assinale a alternativa correta.

Questão
2016Química

(UDESC - 2016) Atualmente a venda e/ou fornecimento de refrigerantes tm sido proibidos pelos rgos competentes em ambientes escolares. Tal fato ocorre porque se tem a comprovao de que essas bebidas possuem formulaes altamente calricas (ricas em carboidratos) e com alta concentrao de sais, tais como cloreto de sdio. Assinale a alternativa correta em relao a essas bebidas.

Questão
2016Química

(Udesc 2016) A Termoquímica estuda a energia e o calor associados a reações químicas e/ou transformações físicas de substâncias ou misturas. Com relação a conceitos, usados nessa área da química, assinale a alternativa incorreta

Questão
2016Química

(Udesc 2016) Um processo industrial muito importante usado para melhorar propriedadesfísicas, mecânicas e térmicas da borracha é o da vulcanização. Uma das variações existentesdesse processo é a vulcanização a frio, em que o composto S2Cℓ2 é usado como fonte deátomos de enxofre, que formam pontes entre as cadeias poliméricas da borracha inicial. Ocomposto S2Cℓ2 pode ser produzido pela reação entre enxofre fundido com gás cloro, cujareação é representada pela equação (não balanceada): x S8(ℓ)+ y Cℓ2(g)z S2Cℓ2(ℓ) Com relação à equação, assinale a alternativa correta.

Questão
2016Química

(Udesc 2016) As reações químicas dependem de colisões eficazes que ocorrem entre as moléculas dos reagentes. Quando se pensa em sistema fechado, é de se esperar que as colisões ocorram entre as moléculas dos produtos em menor ou maior grau, até que se atinja o equilíbrio químico. À temperatura ambiente, o NO2(g), gás castanho-avermelhado, está sempre em equilíbrio com o seu dímero, o N2O4(g), gás incolor. Em um experimento envolvendo a dissociação de N2O4(g)em NO2(g)coletaram-se os seguintes dados: a amostra inicial de N2O4(g) utilizada foi de 92g, em um dado momento a soma dos componentes N2O4(g)e NO2(g)foi de 1,10 mol. Com base nesses dados, pode-se dizer que a quantidade dissociada em mols de N2O4(g)é:

Questão
2016Química

(UDESC 2016) Considerando os modelos atmicos mais relevantes, dentro de uma perspectiva histrica e cientfica, assinale a alternativa correta.

Questão
2016Química

Na Inglaterra por volta de 1900, uma série de experimentos realizados por cientistas, como Sir Joseph John Thompson (1856-1940) e Ernest Rutherford (1871-1937), estabeleceu um modelo do átomo que serviu de base à teoria atômica. Atualmente, sabe-se que três partículas subatômicas são os constituintes de todos os átomos: próton, nêutrons e elétrons. Desta forma, o átomo constituído por 17 prótons, 18 nêutrons e 17 elétrons possui número atômico e número de massa, sequencialmente, igual a:

Questão
2016Química

(UDESC 2016) A reao de combusto da gasolina, do lcool e de outros combustveis produz gs carbnico, vapor de gua, fuligem e alguns xidos de nitrognio, que podem intensificar, entre outros problemas, a chuva cida. Os conversores catalticos, usados nos automveis, convertem xidos de nitrognio, incluindo oem antes de lanar os efluentes gasosos na atmosfera. Uma tecnologia alternativa que vem sendo explorada, para uso nos conversores catalticos, o uso de cido isocinico (H - N = C = O)que reage com conforme a equao (no balanceada): Em relao equao, assinale a alternativa correta.

Questão
2016Química

Para limpeza de superfícies como concreto, tijolo, dentre outras, geralmente é utilizado um produto com nome comercial de ácido muriático. A substância ativa desse produto é o ácido clorídrico () um ácido inorgânico forte, corrosivo e tóxico. O volume de em mililitros, que deve ser utilizado para preparar 50,0 mL de 3 mol/L, a partir da solução concentrada com densidade de 1,18 g/cm e 37% (m/m)é, aproximadamente:

Questão
2016Química

(UDESC-2016) O consumo cada vez maior de combustveis fsseis tem levado a um aumento considervel da concentrao de dixido de carbono na atmosfera, o que acarreta diversos problemas, dentre eles o efeito estufa. Com relao molcula de dixido de carbono, correto afirmar que:

Questão
2016Química

(UDESC 2016) Em relao equao abaixo, assinale a alternativa que contm a classificao da funo qumica de cada espcie,

1-14 de 14