ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UDESC - 2016)Atualmente a venda e/ou fornecimento

(UDESC - 2016)

Atualmente a venda e/ou fornecimento de refrigerantes têm sido proibidos pelos órgãos competentes em ambientes escolares. Tal fato ocorre porque se tem a comprovação de que essas bebidas possuem formulações altamente calóricas (ricas em carboidratos) e com alta concentração de sais, tais como cloreto de sódio.
Assinale a alternativa correta em relação a essas bebidas.

A

Uma lata de 350 ml de refrigerante contém 18 mg de cloreto de sódio, logo, a quantidade deste sal presente em 1,0 litro desta bebida é de 51,4 gramas.

B

A versão isenta de açúcares deste refrigerante (lata de 350 ml ) possui 49 mg de cloreto de sódio, logo, a concentração molar desta substância é de 2,4.10-2 mol/l.

C

Considerando que um determinado refrigerante possui 10,6 gramas de açúcares para cada 100 ml de bebida e que esta massa de carboidratos corresponde a, aproximadamente, 12% da ingestão calórica diária de um adulto; a ingestão de 900 ml desta bebida ultrapassa a demanda energética diária deste indivíduo.

D

Assumindo que o açúcar presente no refrigerante seja 100% sacarose, e seu coeficiente de solubilidade de 33g/100 ml de água, uma lata de 500 ml que possui 35 g desta substância pode ser considerada saturada.

E

A temperatura de ebulição do refrigerante é menor que a temperatura de ebulição da água pura uma vez que a sacarose é um composto orgânico.