ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Udesc 2016) Os miriápodes pertencem a um subfilo

Química | Atomística | radioatividade | cinética das emissões radioativas
UDESC 2016UDESC QuímicaTurma ENEM Kuadro

(Udesc 2016) Os miriápodes pertencem a um subfilo dos artrópodes que agrupam animais segmentados com um elevado número de pernas, tais como lacraias e piolho-de-cobra. Como mecanismo de defesa, estes animais produzem uma substância chamada amigdalina (C20H27NO11) que é liberada juntamente com uma enzima que hidrolisa tal composto, transformando-o em açúcares, benzaldeído e ácido cianídrico, conforme processo bioquímico descrito na figura.

Considerando a reação bioquímica descrita, assinale a alternativa correta

A
Nenhuma ligação glicosídica é quebrada uma vez que os anéis de glicose presentes no reagente permanecem intactos nos produtos da reação.
B
Os monossacarídeos, formados nos produtos, são altamente solúveis em meio aquoso uma vez que não apresentam nenhum tipo de interações intermoleculares com a água.
C
O ácido cianídrico, formado após a reação, pode ser considerado um ácido forte uma vez que apresenta 
D
Considerando que a quantidade de ácido cianídrico necessária para gerar uma dose letal para uma pessoa adulta é de 0,06 g, a massa de amigdalina necessária para que ocorra este fato será de 10,1 gramas.
E
Estão presentes no reagente as funções químicas álcool, éter e nitrila e, após o processo bioquímico de hidrólise, apenas algumas funções éter selecionadas são quebradas para dar origem aos produtos.