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VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UECE 2016) Como dinmica de aula durante a exposio

(UECE 2016) Como dinâmica de aula durante a exposição do assunto genética mendeliana, a professora construiu o seguinte modelo para demonstrar a 2ª Lei de Mendel:

Se o R é o gene dominante que expressa uma característica semente do tipo lisa; o r o gene recessivo que expressa uma característica semente do tipo rugosa; V o gene dominante que expressa a característica cor verde da semente e v o gene recessivo que expressa a característica cor amarela, então é correto afirmar que

A

em um cruzamento do tipo RRVv x RRVV os descendentes serão todos sementes lisas e amarelas.
 

B

no cruzamento R_ V _ x RRVV pode-se determinar os genótipos possíveis.
 

C

todas as sementes verdes do cruzamento RrVv x RrVv são lisas.
 

D

a leitura da proporção para o cruzamento exemplificado no quadro acima é de 9 : 3 : 2 :1.