ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UEFS 2013 - Meio do ano)É extraordinário como a B

(UEFS 2013 - Meio do ano) É extraordinário como a Biologia mudou nos últimos duzentos anos: primeiro, seu estabelecimento como ciência válida entre os anos 1828-66, depois a revolução darwiniana, em seguida a genética e a nova sistemática e, por fim, a revolução da biologia molecular. (MAYR, 2013).

O estabelecimento da Biologia como uma ciência ocorreu em um período posterior se comparado à Física e à Química — suas irmãs das ciências Naturais — nos séculos XVII e XVIII, respectivamente.

Um dos motivos apontados como responsável por esse atraso era a

A

influência da igreja católica nesse período que não permitia o estabelecimento e a utilização de nenhum tipo de conhecimento científico.

B

invenção do microscópio, que ocorreu no século XIX, e impulsionou os estudos na área biológica.

C

dificuldade dos pesquisadores da época em reconhecer o conjunto de propriedades inerentes dos seres vivos que caracterizam a unidade da vida

D

força da hipótese da continuidade vital que pregava que a física e a química eram suficientes para explicar os diversos mecanismos biológicos que caracterizavam os seres vivos.

E

ausência de reuniões científicas e de comunicação entre os pesquisadores da época, que dificultavam as trocas de informações essenciais no estabelecimento de uma nova ciência.