ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UEFS 2013 - Meio do ano)Depois de duas décadas cr

Geografia | Geografia Humana | Geopolítica | Organizações intergovernamentais
UEFS 2013UEFS GeografiaTurma ENEM Kuadro

(UEFS 2013 - Meio do ano) Depois de duas décadas crescendo acima de 10% ao ano, a China reduz agora a sua velocidade de crescimento. A diminuição na velocidade do gigante asiático significa que um Chile deixará de ser produzido pela China neste ano. (DALTRO, 2012, p. 90).

Sobre a importância da China na economia global e as implicações da sua desaceleração econômica, é correto afirmar:

 

A

O Brasil foi o país que mais se beneficiou com o crescimento chinês, porque o baixo preço de seus produtos e a abundância de minerais metálicos para exportação atendem plenamente às necessidades do mercado chinês

B

Os chineses são os maiores parceiros comerciais do Brasil e as mercadorias brasileiras têm aceitação no mercado chinês devido à sua alta qualidade, diversificação e preços baixos.

C

A desaceleração da economia chinesa está relacionada, entre outros fatores, à crise da economia europeia e à fragilidade da recuperação da economia norteamericana.

D

A rentabilidade das empresas chinesas pode ser explicada pela política de valorização dos trabalhadores, através de salários elevados e participação dos lucros, o que gera o aumento da produtividade per capita.

E

Os impactos da queda na velocidade da economia chinesa na economia global só serão sentidos se os Estados Unidos não restabelecerem uma parceria com a China, uma vez que se encontram com as relações comerciais rompidas, devido a divergências ideológicas.