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VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UEL - 2006)Pequeno folhetim do folclore[...] Aind

Português | Literatura | pós-modernismo e tendências contemporâneas
UEL 2006UEL PortuguêsTurma ENEM Kuadro

(UEL - 2006)

Pequeno folhetim do folclore

[...] Ainda que o folclore seja de caráter universal, existe a particularidade na cultura de cada país, daí advertindo que todos os homens têm coração, mas o ritmo cardíaco é diferente em cada homem. Por isso, em sua obra, [Luís da Câmara Cascudo] colocou sempre em relevo as permutas culturais entre o Brasil e o mundo: o cuscuz é árabe, o frango veio da Europa, o quiabo da África, o beijo nasceu na Ásia, a roda é européia, a mandioca e a rede de dormir são amerabas, o sarapatel é indiano. Observados no cotidiano, a sua pesquisa revela os intercâmbios culturais, antigos e modernos, do Brasil com o mundo inteiro: “Dar adeus e saudar com a mão agitada ou tocar levemente na fronte não tem idade. Uma estória ouvida de um indígena do Amazonas está na Guiné. O andar rebolado das nossas damas é um produto de importação. Trouxe-o o africano banto que o teria da Polinésia, onde chamam onioni, e é técnica de sedução ministrada regularmente. Esticar a língua é desaforo para os romanos três séculos antes de Cristo. Leite de coco veio da Índia.” O brasileiro hoje, que começou sendo mameluco no século 16, veste calça verde, usa camisa vermelha, mastiga chiclete, come xistudo, mas pensa com a tradição católica vinda de Roma.

(VASCONCELLOS, Gilberto Felisberto. Pequeno folhetim do folclore. In: Revista Caros Amigos. São Paulo: Casa Amarela. Ano IX, n. 98, p. 45, maio 2005.)

Com base no texto, é correto afirmar:

A

“O andar rebolado de nossas damas” indica uma prática cotidiana provinda de um intercâmbio cultural entre o Brasil e a Índia.

B

A tradição folclórica brasileira é resultado de variadas permutas culturais entre o Brasil e o mundo.

C

A identificação de origens dos hábitos deve-se à necessidade, exposta já na primeira frase, de descartar a tese da autenticidade da cultura brasileira.

D

As reflexões sobre o brasileiro de hoje apontam para a degradação cultural contemporânea que contrasta com a originalidade do passado.

E

Os intercâmbios culturais, observados no cotidiano, mostram como o folclore tem um caráter particularizante e homogêneo.