ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Uel 2007) É inegável que a concepção dos ciclos d

(Uel 2007) "É inegável que a concepção dos ciclos de inovação constitui um avanço importante diante de uma visão linear do crescimento da economia, em geral predominante. (...) Não são poucas as análises que centralizam o foco nas 'revoluções tecno-científicas' como motrizes do desenvolvimento humano, sejam elas marxistas ou funcionalistas, muitas delas incapazes de ocultar o mito do 'Prometeu desacorrentado' que lhes dá substrato e que confere à ciência e à tecnologia uma falsa neutralidade social, que alimenta a crença positivista na ordem natural como via necessária para o progresso humano."

Fonte: EGLER, C. A. G. "Que fazer com a Geografia Econômica neste final de século?". Trabalho apresentado no Simpósio Internacional "Lugar sócio-espacial, mundo". São Paulo: setembro de 1994 e publicado nos Textos LAGET, 5, p. 5-12. Disponível em http://www.laget.igeo.ufrj.br/egler/pdf/Que%20fazer.pdf. Acessado em 10 de out de 2006.


Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir:


I. A teoria das ondas longas de inovações em sua concepção original partia do ciclo "natural" de substituição dos bens de capital de longo período de amortização, que repercutia diretamente no comportamento, também cíclico, do mercado financeiro.
II. Para a teoria dos ciclos de inovação, o processo de expansão/retração da base produtiva ocorreria em períodos regulares de aproximadamente cinquenta anos, divididos em uma fase "A" expansiva e em uma fase "B" recessiva.
III. O relevo conferido à mudança tecnológica confere também caráter automático à saída de qualquer crise econômica, pois a difusão das chamadas "novas tecnologias" possibilita que os mentores e executores da política econômica e da gestão do território atuem no sentido de retirar obstáculos e criar condições favoráveis para o desenvolvimento regional.
IV. A importância desta concepção está no rompimento com a visão marxista de que a dinâmica do capitalismo é marcada pela não estabilidade econômica. Entretanto seus principais críticos, embora concordem com a instabilidade dos investimentos, acreditam na regularidade "natural" de cerca de cinquenta anos na ocorrência do processo de crise e reestruturação da economia mundial.


A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:

A

I e II

B

I e III

C

III e IV

D

I, II e IV

E

II, III e IV