Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões - UEL 2008 | Gabarito e resoluções

1-15 de 38chevron right center
Questão
2008Biologia

(UEL 2008) Leia o texto a seguir: Assim como diversos outros povos, os indígenas que viviam no vale de Lluta, nonordeste do Chile, foram conquistados pelos Incas, cujo império se estendeu pela América doSul entre os séculos XIII e XVI. As mudanças culturais impostas pelos Incas provocaram oaumento de infecções parasitárias na região. Segundo alguns pesquisadores, padrões dealimentação, saneamento, higiene e densidade populacional das cidades antigas podem serdescobertos por meio do exame dos parasitas identificados nas fezes fossilizadas, tambémchamados de coprólitos [...] Anterior à conquista dos Incas no vale de Lluta, foramencontradas amostras com ovos do verme Trichuris trichiura e do parasita Hymenolepis nana.Após a invasão dos Incas foram observados ovos de Diphyllobothrium pacificum, de Trichuristrichiura e de Enterobius vermicularis. (Adaptado de: AGÊNCIA FIOCRUZ DE NOTÍCIAS - Saúde e ciências para todos.MARQUES, F. Incas tinham alta prevalência de doenças parasitárias. 2003. Disponível em:www.ocruz.org.br. Acesso em: 18 jun. 2007.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas. I. Trichuris trichiura pode parasitar o intestino grosso em humanos, se reproduz sexuadamentee os ovos são eliminados para o meio externo com as fezes, podendo contaminar alimentossólidos e líquidos. II. Enterobius vermicularis pertence à família Oxyuridae, tem alta prevalência nas crianças emidade escolar, é de transmissão eminentemente doméstica ou de ambientes coletivosfechados, cujo mecanismo de infecção ocorre com a ingestão de ovos. III. Hymenolepis nana é uma espécie cosmopolita, atingindo roedores, humanos e outrosprimatas cujo mecanismo mais frequente de transmissão é a ingestão de ovos presentes emalimentos contaminados e nas mãos, principalmente de pessoas que vivem em baixascondições sanitárias. IV. Enterobius vermicularis, é uma doença popularmente conhecida no Brasil como xistose,ou mal do caramujo, cuja transmissão se dá pelas cercárias que penetram maisfrequentemente nos pés e nas pernas, áreas do corpo que mais ficam em contato com águascontaminadas. Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.

Questão
2008Biologia

(UEL 2008) O desenvolvimento humano inicia-se na fertilização, quando um gameta masculino ou espermatozoide se une ao gameta feminino ou ovócito para formar uma única célula - o zigoto. Esta célula totipotente e altamente especializada marca o início de cada um de nós como indivíduo único. (MOORE, K.L.; PERSAUD, T.V.N. Embriologia clínica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. p. 18.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, analise as afirmativas a seguir: I. O sinciciotrofoblasto produz o hormônio gonadotrofina coriônica humana (HCG) que entra no sangue materno. A HCG mantém a atividade hormonal do corpo lúteo no ovário, durante o período de gestação, formando a base dos testes para gravidez. II. Na primeira divisão meiótica, cada cromossomo se divide e cada metade, ou cromátide, é direcionada para um polo diferente. Assim, o número diploide de cromossomos é mantido em cada célula-filha formada por meiose. III. Nutrientes e oxigênio passam do sangue materno, através do líquido amniótico, para o sangue fetal, enquanto que as excretas de dióxido de carbono passam do sangue fetal para o sangue materno, também através do líquido amniótico. IV. O líquido amniótico tem por função, por exemplo: agir como uma barreira contra infecções; ajudar a controlar a temperatura corporal do embrião, mantendo uma temperatura relativamente constante; participar da manutenção da homeostasia dos fluídos e eletrólitos. Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.

Questão
2008Filosofia

(UEL - 2008) Leia o seguinte texto de Descartes: Essas longas cadeias de razes, todas simples e fceis, de que os gemetras costumam se utilizar para chegar s demonstraes mais difceis, haviam-me dado oportunidade de imaginar que todas as coisas passveis de cair sob domnio do conhecimento dos homens seguem-se umas s outras da mesma maneira e que, contanto que nos abstenhamos somente de aceitar por verdadeira alguma que no o seja, e que observemos sempre a ordem necessria para deduzi-las umas das outras, no pode haver, quaisquer que sejam, to distantes s quais no se chegue por fim, nem to ocultas que no se descubram. (DESCARTES, R. Discurso do mtodo. Traduo de Elza Moreira Marcelina. Braslia: Editora da Universidade de Braslia; So Paulo: tica, 1989. p. 45.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento de Descartes, correto afirmar que:

Questão
2008Filosofia

(Uel 2008) Sobre a “indústria cultural”, segundo Adorno e Horkheimer, é correto afirmar:

Questão
2008Filosofia

(Uel 2008)De acordo com a ética do discurso, os argumentos apresentados a fim de validar as normas [...] têm força de convencer os participantes de um discurso a reconhecerem uma pretensão de validade, tanto para a pretensão de verdade quanto para a pretensão de retidão. [...] Ele [Habermas] defende a tese de que as normas éticas são passíveis de fundamentação num sentido análogo ao da verdade. (BORGES, M. de L.; DALLAGNOL, D. ; DUTRA, D. V.Ética. Rio de Janeiro: DPA, 2002, p. 105.) Assim, é correto afirmar que a ética do discurso defende uma abordagem cognitivista da ética (HABERMAS, J.Consciência moral e agir comunicativo. Tradução Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Tempo Brasileira, 1989. p. 62 e 78.) Sobre o cognitivismo da ética do discurso, é correto afirmar:

Questão
2008Sociologia

(Uel 2008) Leia o texto a seguir: Unamo-nos para defender os fracos da opressão, conter os ambiciosos e assegurar a cada um a posse daquilo que lhe pertence, instituamos regulamentos de justiça e de paz, aos quais todos sejam obrigados a conformar-se, que não abram exceção para ninguém e que, submetendo igualmente a deveres mútuos o poderoso e o fraco, reparem de certo modo os caprichos da fortuna. (ROUSSEAU, J-J. Discours sur lorigine de linegalité. apud NASCIMENTO, M. M. Rousseau: da servidão à liberdade. In WEFORT, F. (Org). Os clássicos da política, v. 1. São Paulo: Ática, 1989. p. 195.) De acordo com o texto e com os conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa que reproduza relação que Rousseau estabelece entre as ideias de Contrato Social e Desigualdade.

Questão
2008Matemática

Seja a equao exponencial Assinale a alternativa que contm a soluo da equao exponencial dada. *

Questão
2008Sociologia

(UEL 2008) As relaes amorosas, aps os anos de 1960/1980, tenderam a facilitar os contatos feitos e desfeitos imediatamente, gerando uma gama de possibilidades de parceiros e experimentos de prazer. Essa forma de contato amoroso tem sido denominada pelos jovens como ficar. Assim, em uma festa pode-se ficarcom vrios parceiros ou durante um tempo ir ficandoem diferentes situaes, sem que isso se configure em compromisso, namoro ou outra modalidade institucional de relao. Os processos sociais que provocaram as mudanas nas relaes amorosas, bem como suas consequncias para o indivduo e para a sociedade, tm sido problematizados por vrios cientistas sociais. Assinale a alternativa em que o texto explica os sentidos das relaes amorosas descritas acima.

Questão
2008Biologia

(UEL 2008) Para entender a evolução animal, o estudo da presença do celoma é fundamental, porque indica a separação de linhagens importantes. Considerando a classificação tradicional dos animais segundo esse critério, assinale a alternativa que indica aqueles que são, respectivamente, acelomados, pseudocelomados e celomados.  

Questão
2008Filosofia

(Uel 2008) Leia o texto a seguir:Como argumentaram com muita propriedade diversos críticos da tradição sociológica [...]. As nações e os estados nacionais não interagem simplesmente entre si; sob as condições modernas, eles formam – ou tendem a formar – um mundo, isto é, um contexto global com os seus próprios processos e mecanismos de integração. A forma nacional de integração, dessa forma, desenvolve-se e funciona em conexão íntima e num conflito mais ou menos acentuado com a forma global. [...]Para apreender a sua relevância em relação à análise do nacionalismo, é necessário ter em mente que a globalização de modo algum é sinônimo de homogeneização [...]. Pelo contrário, ela deve ser entendida como uma nova estrutura de diferenciação.(ARNASON, J. P. Nacionalismo, globalização e modernidade, In: FEATHERSTONE, M. (Org.) Cultura global: nacionalização, globalização e modernidade. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 238.) De acordo com o texto, é correto afirmar:

Questão
2008História

(UEL - 2008) A conquista espanhola, em todas as regies onde se viu coroada de xito, conduziu a um processo de crise geral das culturas submetidas. Em certas situaes, como no caso Arawak das Antilhas, levou ao completo desaparecimento fisico da populao conquistada. Noutros casos, como no Mxico ou no Peru, ainda que no tenha eliminado totalmente a populao indgena, provocou alteraes e deformaes profundas na cultura e no modo de vida dos povos conquistados. (VAINFAS, R. Economia e sociedade na Amrica espanhola. Rio de Janeiro: Graal, 1984. p. 40.) De acordo com o texto e com os conhecimentos sobre o tema correto afirmar

Questão
2008Filosofia

(UEL - 2008) amplamente conhecido, na histria da filosofia, como Descartes coloca em dvida todo o conhecimento, at encontrar um fundamento inabalvel; uma espcie de princpio de reconstituio do conhecimento. Neste processo, Descartes elege uma regra metodolgica que o orientar na busca de novas verdades. A regra geral que orientar Descartes na busca de novas verdades

Questão
2008História

(UEL - 2008) Leia o texto a seguir: [...] Aqueles que deixaram a Espanha para converter os ndios viram-se incumbidos de uma misso de especial importncia no esquema divino da histria, pois a converso do Novo Mundo era um preldio necessrio para seu trmino e para a segunda vinda de Cristo. Acreditavam tambm que, entre esses povos inocentes da Amrica ainda no contaminados pelos vcios da Europa, poderiam construir uma Igreja que se aproximasse da de Cristo e os primeiros apstolos. Os primeiros estgios da misso americana, com o batismo em massa de centenas de milhares de ndios, pareciam garantir o triunfo desse movimento em prol de um retorno ao cristianismo primitivo que havia to repetidamente sido frustrado na Europa. [...] No entanto, embora o ndice de converso fosse espetacular, sua qualidade deixava muito a desejar. Havia sinais alarmantes de que os ndios que haviam adotado a f com aparente entusiasmo ainda veneravam seus velhos dolos em segredo. Os missionrios tambm se chocaram contra muralhas de resistncia nos pontos em que suas tentativas de incutir os ensinamentos morais do cristianismo conflitavam com padres de comportamento estabelecidos havia muito tempo. No era fcil, por exemplo, inculcar as virtudes da monogamia a uma sociedade que via as mulheres como servas e o acmulo de mulheres como fonte de riqueza. (ELLIOT, J. H. A conquista espanhola e a colonizao da Amrica. In: BETHELL, L. (org.). Histria da Amrica Latina: Amrica Latina Colonial I. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 1998, v. 1 p. 185-186.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a colonizao das Amricas portuguesa e espanhola, correto afirmar:

Questão
2008Filosofia

(Uel 2008) Leia o texto a seguir. A razão humana, num determinado domínio dos seus conhecimentos, possui o singular destino de se ver atormentada por questões, que não pode evitar, pois lhe são impostas pela sua natureza, mas às quais também não pode dar respostas por ultrapassarem completamente as suas possibilidades. (KANT, I. Crítica da Razão Pura (Prefácio da primeira edição, 1781). Tradução de ManuelaPinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1994, p. 03.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre Kant, o domínio destas intermináveis disputas chama-se

Questão
2008História

(UEL - 2008) Observe a imagem e leia o texto a seguir: (MEIRELLES, V. Primeira Missa no Brasil. 1860) Victor Meirelles foi aluno da Academia Imperial de Belas Artes durante o segundo reinado no Brasil. A pintura revela a influncia do Romantismo no trabalho do artista. Esse movimento, ao lado do Neoclassicismo, orientou o trabalho dos artistas da Academia nesse perodo. Sobre o Romantismo no Brasil, correto afirmar: I. Significou ruptura total em relao a modelos anteriores, consagrados pela Histria da Arte. II. Estava diretamente relacionado ao chamado projeto civilizatrio da elite poltica e cultural do sculo XIX brasileiro. III. Buscou a idealizao por meio da razo e de formas eruditas resgatadas do passado clssico, capazes de expressar valores universais e eternos. IV. Procurou valorizar o ndio e a exuberncia da natureza tropical, com a finalidade de construir uma identidade nacional. Assinale a alternativa que contm todas as afirmativas corretas.

1-15 de 38chevron right center