ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UEL 2008) Leia o texto a seguir:Assim como divers

(UEL 2008) Leia o texto a seguir:


"Assim como diversos outros povos, os indígenas que viviam no vale de Lluta, no nordeste do Chile, foram conquistados pelos Incas, cujo império se estendeu pela América do Sul entre os séculos XIII e XVI. As mudanças culturais impostas pelos Incas provocaram o aumento de infecções parasitárias na região. Segundo alguns pesquisadores, padrões de alimentação, saneamento, higiene e densidade populacional das cidades antigas podem ser descobertos por meio do exame dos parasitas identificados nas fezes fossilizadas, também chamados de 'coprólitos' [...] Anterior à conquista dos Incas no vale de Lluta, foram encontradas amostras com ovos do verme 'Trichuris trichiura' e do parasita 'Hymenolepis nana'. Após a invasão dos Incas foram observados ovos de 'Diphyllobothrium pacificum', de 'Trichuris trichiura' e de 'Enterobius vermicularis'."

(Adaptado de: AGÊNCIA FIOCRUZ DE NOTÍCIAS - "Saúde e ciências para todos". MARQUES, F. Incas tinham alta prevalência
de doenças parasitárias. 2003. Disponível em: www.ocruz.org.br. Acesso em: 18 jun. 2007.)


Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas.


I. 'Trichuris trichiura' pode parasitar o intestino grosso em humanos, se reproduz sexuadamente e os ovos são eliminados para o meio externo com as fezes, podendo contaminar alimentos sólidos e líquidos.
II. 'Enterobius vermicularis' pertence à família Oxyuridae, tem alta prevalência nas crianças em idade escolar, é de transmissão eminentemente doméstica ou de ambientes coletivos fechados, cujo mecanismo de infecção ocorre com a ingestão de ovos.
III. 'Hymenolepis nana' é uma espécie cosmopolita, atingindo roedores, humanos e outros primatas cujo mecanismo mais frequente de transmissão é a ingestão de ovos presentes em alimentos contaminados e nas mãos, principalmente de pessoas que vivem em baixas condições sanitárias.
IV. 'Enterobius vermicularis', é uma doença popularmente conhecida no Brasil como "xistose", ou "mal do caramujo", cuja transmissão se dá pelas cercárias que penetram mais frequentemente nos pés e nas pernas, áreas do corpo que mais ficam em contato com águas contaminadas.


Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.

A

I e II.

B

II e III.
 

C

III e IV.
 

D

I, II e III.
 

E

II, III e IV.