ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UEL2016) A sociedade contempornea convive com os

(UEL 2016) A sociedade contemporânea convive com os riscos produzidos por ela mesma e com a frustração de, muitas vezes, não saber distinguir entre catástrofes que possuem causas essencialmente naturais e aquelas ocasionadas a partir da relação que o homem trava com a natureza. Os custos ambientais e humanos do desenvolvimento da técnica, da ciência e da indústria passam a ser questionados a partir de desastres contemporâneos como AIDS, Chernobyl, aquecimento global, contaminação da água e de alimentos pelos agrotóxicos, entre outros.
                                                                                      (Adaptado de: LIMA, M. L. M. A ciência, a crise ambiental e a sociedade de risco. Senatus. v.4. n.1. nov. 2005. p.42-47.)


 O uso indiscriminado e abusivo de agrotóxicos, como os herbicidas, pode acarretar a necessidade da utilização de concentrações cada vez mais frequentes e maiores de substâncias presentes nesses produtos, para obter os efeitos esperados. Depois de um longo período de tempo, esse agrotóxico não surtirá mais os efeitos desejados, ou seja, exterminar as ervas daninhas, que competem pelos nutrientes do solo em plantações de soja.
Acerca da explicação para esse fenômeno, assinale a alternativa correta.
 

A

As pequenas doses do agrotóxico desenvolveram resistência nas ervas daninhas.
 

B

As ervas daninhas resistentes foram selecionadas pelo uso do agrotóxico.
 

C

As ervas daninhas se acostumaram e se adaptaram ao agrotóxico.
 

D

As ervas daninhas submetidas ao agrotóxico tornaram-se dependentes da substância.
 

E

O agrotóxico modificou as ervas daninhas, induzindo mutações.