ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UEL)O levantamento sobre a dengue no Brasil tem c

Geografia | Geografia Humana | Demografia | Dinâmica demográfica e estrutura da população | Indicadores sociais (IDH-GINI)
UEL 2016UEL GeografiaTurma ENEM Kuadro

(UEL)

O levantamento sobre a dengue no Brasil tem como objetivo orientar as ações de controle, que possibilitam aos gestores locais de saúde antecipar as prevenções a fim de minimizar o caos gerado por uma epidemia. O Ministério da Saúde registrou 87 mil notificações de casos de dengue entre janeiro e fevereiro de 2014, contra 427 mil no mesmo período em 2013. Apesar do resultado expressivo de diminuição da doença, o Ministério da Saúde ressalta a importância de serem mantidos o alerta e a continuidade das ações preventivas. Os principais criadouros em 2014 são apresentados na tabela a seguir.

Com base no texto, na tabela e nos conhecimentos sobre a transmissão da dengue nas regiões do Brasil, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) Na região Nordeste, o lixo exerce menor impacto como espaço de desenvolvimento da doença, devido à dificuldade de acesso da população aos bens de consumo.
( ) Apesar de o bioma Amazônico, com extensa bacia hidrográfica, estar localizado na região Norte, uma das causas da proliferação da doença é o lixo, devido ao desequilíbrio ambiental que diminuiu os predadores do mosquito.
( ) Apesar das campanhas públicas de controle dos focos do mosquito, os depósitos domiciliares ainda possuem alto índice na região Sudeste.
( ) Na região Sul, o lixo constitui o principal criadouro do Aedes aegypti, em decorrência da facilidade de acesso da população aos bens de consumo e da insuficiente política de educação ambiental.
( ) Os baixos índices dos depósitos domiciliares como criadouros da doença nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste significam a resposta positiva destas populações às campanhas preventivas.


Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

A

V, V, F, F, F.

B

V, F, F, V, V.

C

F, V, V, V, F.

D

F, V, F, F, V.

E

F, F, V, F, V.