ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UEL 2016 - 2a fase) Em uma aula de laboratório de

(UEL 2016 - 2a fase) Em uma aula de laboratório de química, os estudantes juntamente com o professor realizaram experimentos com o objetivo de investigar a quantidade de gás carbônico (CO2) presente no refrigerante. Cada grupo de estudantes recebeu uma lata de refrigerante de cola do tipo normal e fechada, e iniciou-se a experimentação, provocando a liberação de todo o gás contido no refrigerante. Como o processo é realizado por meio de pesagem por diferença, antes de abrir a lata e após a eliminação do gás, alguns cuidados foram tomados, a fim de minimizar os erros experimentais. O quadro a seguir apresenta os valores de massa obtidos pelos estudantes durante o procedimento experimental.

 

a) Considerando que a massa molar do CO2 = 44 g/mol, que a equação dos gases ideais é dada pela fórmula PV = n  R  T , que a constante dos gases ideais é igual a 0; 082 atm.dm3/mol.K e que o quadro apresenta os dados obtidos experimentalmente pelos estudantes, qual o volume, em litros, que a massa de CO2 contida na bebida ocuparia a uma temperatura ambiente de 25ºC e pressão de 1 atm?


b) Se a quantidade de CO2 = 44 g/mol fosse armazenada em um recipiente fechado e introduzido 1,44 g de gás oxigênio através de um orifício, mantendo pressão a 1 atm e temperatura a 298 K, qual seria a pressão parcial do CO2 (em atm) nessa mistura?