ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Uel 2017)A tabela periódica classifica os element

(Uel 2017)

A tabela periódica classifica os elementos químicos em períodos (faixas horizontais) e grupos (faixas verticais). Essa classificação mostra que elementos químicos podem apresentar propriedades físicas e químicas similares ou completamente diferentes em função de sua localização na tabela periódica. Uma observação mais detalhada da charge, se inclinada a 90° à direita, permite remeter a uma tabela periódica, pois indivíduos que fazem uso de celular apresentam comportamentos diferentes em relação ao indivíduo que está lendo o livro.

De acordo com a imagem, foram atribuídas algumas letras escolhidas arbitrariamente, mas que não correspondem aos símbolos dos elementos químicos na tabela periódica.

Sobre os conhecimentos acerca da classificação e propriedade periódica dos elementos e em consonância com a imagem, assinale a alternativa correta.

 

A

Se os indivíduos designados pelas letras A e X representam, respectivamente, Ca(Z = 20) e Sr(Z = 38), então o número de elétrons na camada de valência é diferente para os dois elementos químicos.

B

Se o indivíduo designado pela letra F, que está lendo o livro, também faz uso de celular, então este elemento comporta-se como um gás nobre.

C

Se os indivíduos designados pelas letras G e D representam, respectivamente, Cℓ(Z = 17) e Br(Z = 35), então D é maior e possui menor eletronegatividade que G.

D

Se os indivíduos designados pelas letras M e P representam, respectivamente, Cr(Z = 24) e Mn(Z = 25), então o número de elétrons na camada de valência é o mesmo para os dois elementos químicos.

E

Se os indivíduos designados pelas letras J e Y representam, respectivamente, Sn(Z = 50) e Sb(Z=51) então J é menor e possui menor eletropositividade que Y.