(UEM 2015 - Adaptada) "Os colegiais de ambos os sexos que expõem suas qualidades com avidez e entusiasmo na esperança de atrair a atenção para eles e, quem sabe, obter o reconhecimento e a aprovação exigidos para permanecer no jogo da sociabilidade; os clientes potenciais com necessidade de ampliar seus registros de gastos e limites de crédito para obter um serviço melhor; os pretensos imigrantes lutando para acumular pontuação, como prova da existência de uma demanda por seus serviços, para que seus requerimentos sejam levados em consideração – todas as três categorias de pessoas, aparentemente tão distintas, são aliciadas, estimuladas ou forçadas a promover uma mercadoria atraente e desejável. Para tanto, fazem o máximo possível e usam os melhores recursos que têm à disposição para aumentar o valor de mercado dos produtos que estão vendendo. E os produtos que [as três categorias] são encorajadas a colocar no mercado, promover e vender são elas mesmas."
(BAUMAN, Z. "O segredo mais bem-guardado da sociedade de consumo", in CASTRO, C. Textos básicos de sociologia. De Karl Marx a Zygmunt Bauman, Zahar: Rio de Janeiro, 2014, p. 115).
A partir da leitura do trecho acima e do tratamento que a sociologia tem dado às relações entre mercado e consumo, assinale o que for verdadeiro com V e o que for falso com F:
I. A transformação de pessoas em mercadoria é uma forma aguda de expressão da transformação das pessoas em coisas assinalada por Karl Marx em sua análise sobre o fetiche da mercadoria.
II. Ser atraente e desejável é um valor que influencia a ação de uma parte significativa dos indivíduos nas sociedades contemporâneas, o que, por sua vez, pode ser considerado um fenômeno sociológico.
III. Há forças de coerção em nossa sociedade que se orientam pela autovalorização exacerbada dos indivíduos e por certos padrões de aparência.
IV. As teorias sociológicas não são capazes de explicar fenômenos relacionados aos indivíduos e à individualização porque tratam exclusivamente de fenômenos coletivos.
V. A necessidade de aceitação verificada entre adolescentes, o desejo de imigrar e a busca de ampliação de crédito são fenômenos irrelevantes em termos sociológicos.
F, V, V, F, F.
V, V, V, F, F.
V, F, V, F, F.
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, V.