ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UEM2015 - Adaptada) Os colegiais de ambos os sexo

(UEM 2015 - Adaptada) "Os colegiais de ambos os sexos que expõem suas qualidades com avidez e entusiasmo na esperança de atrair a atenção para eles e, quem sabe, obter o reconhecimento e a aprovação exigidos para permanecer no jogo da sociabilidade; os clientes potenciais com necessidade de ampliar seus registros de gastos e limites de crédito para obter um serviço melhor; os pretensos imigrantes lutando para acumular pontuação, como prova da existência de uma demanda por seus serviços, para que seus requerimentos sejam levados em consideração – todas as três categorias de pessoas, aparentemente tão distintas, são aliciadas, estimuladas ou forçadas a promover uma mercadoria atraente e desejável. Para tanto, fazem o máximo possível e usam os melhores recursos que têm à disposição para aumentar o valor de mercado dos produtos que estão vendendo. E os produtos que [as três categorias] são encorajadas a colocar no mercado, promover e vender são elas mesmas."

(BAUMAN, Z. "O segredo mais bem-guardado da sociedade de consumo", in CASTRO, C. Textos básicos de sociologia. De Karl Marx a Zygmunt Bauman, Zahar: Rio de Janeiro, 2014, p. 115).

A partir da leitura do trecho acima e do tratamento que a sociologia tem dado às relações entre mercado e consumo, assinale o que for verdadeiro com V e o que for falso com F: 

I. A transformação de pessoas em mercadoria é uma forma aguda de expressão da transformação das pessoas em coisas assinalada por Karl Marx em sua análise sobre o fetiche da mercadoria.

II. Ser atraente e desejável é um valor que influencia a ação de uma parte significativa dos indivíduos nas sociedades contemporâneas, o que, por sua vez, pode ser considerado um fenômeno sociológico.

III. Há forças de coerção em nossa sociedade que se orientam pela autovalorização exacerbada dos indivíduos e por certos padrões de aparência.

IV. As teorias sociológicas não são capazes de explicar fenômenos relacionados aos indivíduos e à individualização porque tratam exclusivamente de fenômenos coletivos.

V. A necessidade de aceitação verificada entre adolescentes, o desejo de imigrar e a busca de ampliação de crédito são fenômenos irrelevantes em termos sociológicos.

A

F, V, V, F, F. 

B

V, V, V, F, F. 

C

V, F, V, F, F. 

D

V, V, F, F, V. 

E

V, V, V, F, V.