ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Uem-pas 2016) Aps a Segunda Guerra, os ndices de

Geografia | Geografia Humana | Demografia | Dinâmica demográfica e estrutura da população
UEM 2016UEM GeografiaTurma ENEM Kuadro

 (Uem-pas 2016)  Após a Segunda Guerra, os índices de crescimento populacional atingiram patamares elevados em escala planetária. Os níveis mais altos ocorreram entre 1950 e 1970 e preocuparam estudiosos e autoridades de diversos países sobre os problemas decorrentes deste elevado crescimento. Nesse período, teorias demográficas foram elaboradas para explicar as causas desse crescimento e como controlar a chamada “explosão demográfica”.

Com base nestas informações, assinale o que for correto: 

01) Thomas Malthus, que propôs a chamada Teoria Malthusiana, acreditava que o descompasso entre o crescimento da população e a capacidade de produzir recursos necessários à sobrevivência da humanidade era a causa da existência de tanta fome e miséria no mundo. Sua proposta para a resolução desses problemas era a regulação natural da população, por meio de guerras e de epidemias.   

02) Proposta após a Segunda Guerra, a Teoria Neomalthusiana preconizava que a pobreza, a fome e a miséria se explicavam pela existência de população numerosa. O aumento da população impediria o crescimento econômico e a possibilidade de uma melhoria global da situação de vida nos países pobres. Segundo os seus defensores, o fim da pobreza estava no controle demográfico.   

04) Para controlar o grande crescimento populacional, na década de 1970, os governos dos países desenvolvidos adotaram como parte de suas políticas demográficas a implantação de rigorosos programas de controle da natalidade, apoiados por instituições internacionais com a distribuição de pílulas anticoncepcionais e a esterilização em massa.   

08) A Teoria Reformista ou Antimalthusiana atribuía aos países ricos a responsabilidade pelo excessivo crescimento demográfico e pela pobreza generalizada dos países pobres. Seus defensores propunham a adoção de reformas socioeconômicas para superar graves problemas socioeconômicos. A redução do ritmo de crescimento populacional ocorreria no momento em que a população tivesse melhor qualidade de vida.   

16) Segundo uma vertente de caráter ecológico, a da Teoria Ecomalthusiana, proposta na década de 1970, controlar o crescimento demográfico é uma forma de preservar a natureza. O crescimento demográfico acelerado pressiona a retirada de recursos naturais da área que possui a maior biodiversidade no planeta, a zona intertropical, onde está localizada a maioria dos países pobres, causando mais miséria e sérios danos ao ambiente.   

 

A

7

B

26

C

16

D

24