ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UEM - pas 2016 - Adaptada) Nas ltimas dcadas o ch

(UEM - pas 2016 - Adaptada) Nas últimas décadas o chamado fenômeno da globalização econômica e cultural tem gerado uma maior interdependência entre os povos, países e estados nacionais. De acordo com a professora Katia Picanço, com base nos estudos realizados por Robert Kurz, a globalização não significa “... a modernização, mas um aprisionamento do Estado aos interesses das grandes corporações e dos organismos multinacionais. Nesse processo, o Estado vai liberando a fronteira econômica do país para que as empresas estrangeiras se instalem com isenção de taxas – água, luz, impostos – e com a adequação de uma infraestrutura que possibilita a chegada de matérias-primas e o escoamento da produção – via estradas, portos e aeroportos. Aliado a isso, há uma abertura de mercado aos produtos estrangeiros, que passam a competir com os produtos nacionais”.

PICANÇO, K. “Globalização”. In: Sociologia – ensino médio. Curitiba, SEED-PR, 2006, p. 189.

A respeito da globalização da economia mundial, assinale em V o que for verdadeiro e em F o que for falso: 

I. Na sociedade brasileira das últimas décadas ocorreu um processo histórico contrário à globalização da economia mundial, gerando um desenvolvimento econômico autônomo e independente, sem a participação de empresas, bancos estrangeiros ou a influência de outros Estados estrangeiros nas políticas governamentais.

II. De acordo com as ideias expostas no texto apresentado acima, pode-se afirmar que a globalização é um fenômeno econômico do final do século XX, que atualmente está em decadência.

III. Segundo o texto apresentado acima, quando ocorre a globalização, os Estados nacionais se colocam a serviço dos interesses econômicos das corporações multinacionais.

IV. Para a professora Katia Picanço, as empresas multinacionais se tornaram tão grandes e poderosas que não necessitam mais do acesso às matérias-primas, às fontes de energia e ao mercado consumidor dos países menos desenvolvidos economicamente.

V. A presença e a atuação de inúmeras empresas e bancos estrangeiros no Brasil atual, fornecendo mercadorias e serviços para os consumidores, podem ser consideradas exemplificação de como a sociedade brasileira também foi afetada pela globalização da economia mundial.

A

V, F, V, F, V. 

B

F, V, F, V, F.

C

F, F, V, F, F. 

D

F, F, V, V, V. 

E

F, F, V, F, V.