Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Filosofia - UEM | Gabarito e resoluções

1-15 de 21chevron right center
Questão
2018Filosofia

(UEM - 2018. Adaptado) A concepo cientfica do mundo rejeita a concepo metafsica [...]. precisamente a rejeio da possibilidade do conhecimento sinttico a priori que constitui a tese fundamental do empirismo moderno. A concepo cientfica do mundo s admite proposies experimentais sobre objetos de qualquer tipo e proposies analticas da lgica e da matemtica. (A concepo cientfica do mundo: O Crculo de Viena. In: CHAU, M. et al. Primeira filosofia. Lies introdutrias. So Paulo: Brasiliense, 1987). O fragmento acima um extrato do manifesto do Crculo de Viena, escrito por Carnap, Hahn e Neurath, em 1929. Com base nesse excerto e em conhecimentos sobre filosofia da cincia do sculo XX, assinale as alternativas corretas. I.Esse manifesto apresenta as principais ideias do chamado positivismo lgico ou empirismo lgico. II. O Crculo de Viena sofreu influncia da lgica de Frege, das filosofias de Russel e de Wittgenstein. III.Os autores do Crculo de Viena apresentam teorias na quais a experincia e a linguagem se completam. IV.As proposies da metafsica dizem respeito a situaes que so observveis empiricamente. V.A principal tese filosfica defendida pelos autores do Crculo de Viena diz respeito unidade real da cincia

Questão
2017Filosofia

(UEM - 2017) Observe a seguinte afirmao sobre a filosofia de Espinosa (1632-1677): A filosofia procura explicar tanto a ordem do real como a posio do homem nessa ordem (o que para ns o bem e o mal) sem o recurso a nenhum mistrio e nenhuma arbitrariedade. Isso significa encontrar o porqu do real, do bem e do mal sem ter que apelar para a opinio dos outros, prpria opinio ou mesmo prpria experincia, se elas forem insuficientes para mostrar as razes de aceitarmos nossos julgamentos. Apenas sero aceitos como filosficos os julgamentos fundados na experincia suficiente para demonstrarmos o que julgamos, na razo ou, enfim, na compreenso intelectual daquilo que julgamos. VIEIRA NETO, P. Espinosa. In: MARAL, J. Antologia de textos filosficos. Curitiba: SEED-PR, p. 193 e 194. A partir da leitura do excerto, assinale o que for correto. I - O juzo humano uma opinio, pois a experincia insuficiente para conhecer a verdade. II - O entendimento humano dos fenmenos do mundo impossvel, pois depende da vontade de Deus. III - O intelecto humano tem preponderncia sobre a experincia emprica, pois Espinosa um filsofo racionalista. IV - O conhecimento do bem e do mal corresponde s ordenaes humanas que o entendimento descobre no mundo. V - O conhecimento sensvel suficiente para a operao racional que produz os juzos do entendimento humano. Assinale:

Questão
2017Filosofia

(UEM2017 - Adaptado) O que racional, efetivo; e o que efetivo, racional. Nesta convico est toda conscincia desprevenida, bem como a filosofia, e daqui que esta parte para a considerao tanto do universo espiritual quanto do natural. [...] O que importa, ento, reconhecer na aparncia do temporal e do transitrio a substncia que imanente, e o eterno que presente. Com efeito, o racional, que sinnimo da ideia, quando ele entra em sua efetividade simultaneamente na existncia externa, emerge uma riqueza infinita de formas, fenmenos e configuraes, e reveste o seu ncleo com uma casca multicolor, na qual a conscincia inicialmente se instala, e que s o conceito transpassa, para encontrar o pulso interno e sentir igualmente o seu batimento nas configuraes externas. HEGEL, G. F. Excertos e pargrafos traduzidos. In MARAL, J. Antologia de textos filosficos. Curitiba: Seed, 2009, p. 313 e 314. A partir do texto de Hegel, assinale o que for correto com V e o que for falso com F: I -A filosofia no pode se ater s manifestaes externas, s aparncias dos fenmenos e suas diversas configuraes. II -A imanncia uma qualidade sensvel da substncia, um dado exterior s coisas. III - O racional torna-se ideia quando a conscincia ultrapassa os fenmenos e os leva ao plano dos conceitos. IV - O processo do conhecimento parte do plano sensvel, dos fenmenos, e atinge o plano do conceito, quando se torna efetivamente racional. V - A filosofia busca reconhecer o que permanece na substncia apesar dos diversos aspectos transitrios e variveis presentes, como a cor, a extenso, a quantidade e outros.

Questão
2015Filosofia

(UEM/CVU - Inverno 2015 - Adaptada) [...] quanto excelncia moral, ela o produto do hbito. [...] evidente, portanto, que nenhuma das vrias formas de excelncia moral se constitui em ns por natureza, pois nada que existe por natureza pode ser alterado pelo hbito. [...] Portanto, nem por natureza nem contrariamente natureza a excelncia moral engendrada em ns, mas a natureza nos d a capacidade de receb-la, e esta capacidade se aperfeioa com o hbito. (ARISTTELES, tica a Nicmaco in MARCONDES, Danilo. Textos bsicos de filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2007, p. 53). A partir do texto citado, assinale o que for correto. 01) Segundo Aristteles, algum que nasce com falta de moralidade no poder alterar essa condio de sua personalidade. 02) Segundo Aristteles, o hbito significa a repetio de aes morais, com vista a seu aperfeioamento. 04) Segundo Aristteles, as pessoas j nascem com excelncias morais, isso algo inato. 08) Segundo Aristteles, a excelncia moral algo que os indivduos podem ou no adquirir. 16) Segundo Aristteles, todos os seres humanos possuem a capacidade de se aperfeioar moralmente. Assinale a alternativa que corresponde a soma das afirmativas corretas

Questão
2013Filosofia

(UEM -2013) Para Sartre, principal representante do existencialismo francs, s as coisas e os animais so em si, isto , teriam uma essncia. O ser humano, dotado de conscincia, um ser-para-si, ou seja, tambm conscincia de si. Isso significa que um ser aberto possibilidade de construir ele prprio sua existncia. Por isso, possvel referir-se essncia de uma mesa (...) ou essncia de um animal (...), mas no existe uma natureza humana encontrada de forma igual em todas as pessoas, pois o ser humano no mais que o que ele faz. (ARANHA, M. L. A.; MARTINS, M. H. P. Temas de filosofia. 3. ed. revista. So Paulo: Moderna, 2005. p. 39). Com base na citao e nos seus conhecimentos sobre o existencialismo, assinale o que for correto. I. As coisas e os animais no tm conscincia de si. II. O ser em si no pode ser seno aquilo que , ao passo que, ao ser-para-si, permitida a liberdade de ser o que fizer de si. III. A conscincia humana um fator histrico e contingente. IV. O homem possui uma natureza preestabelecida. V. O existencialismo uma metafsica de concepo essencialista. Esto corretas as alternativas:

Questão
2013Filosofia

(UEM - 2013) O filsofo alemo Hegel (1770-1831) afirma que tarefa da filosofia conceber o que , pois, aquilo que a razo. No que concerne ao indivduo, cada um , de todo modo, um filho de seu tempo; do mesmo modo que a filosofia seu tempo apreendido em pensamentos (HEGEL, G. W. F. Excertos e pargrafos traduzidos. In: Antologia de Textos Filosficos. MARAL, J. (org.). Curitiba: SEED-PR, 2009, p. 314). A partir do trecho citado, assinale o que for correto com V e o que for falso com F: I - A razo de algo o conceito desse algo concebido filosoficamente pelo seu tempo. II - Aquilo que , a essncia de algo, para o filsofo um conceito racional. III - O indivduo, que filho de seu tempo, do ponto de vista filosfico, pensa os seus problemas a partir de seu momento histrico. IV - Os conceitos filosficos, por serem determinados historicamente, esto restritos ao seu tempo e sua poca, no sendo, pois, universais. V - A reflexo filosfica est intimamente ligada ao seu momento histrico, visto que leva esse mundo ao plano do conceito.

Questão
2012Filosofia

(UEM 2012) (Adaptado) O pensamento de Foucault gira em torno dos temas do sujeito, verdade, saber e poder. É um pensamento que leva à crítica de nossa sociedade, à reflexão sobre a condição humana. [...] Não há verdades evidentes, todo saber foi produzido em algum lugar, com algum propósito. Por isso mesmo pode ser criticado, transformado, e, até mesmo destruído. Foucault considera que a filosofia pode mudar alguma coisa no espírito das pessoas. [...] Seu pensamento vem sempre engajado em uma tarefa política ao evidenciar novos objetos de análise, com os quais os filósofos nunca haviam se preocupado. Entre eles se destacam: o nascimento do hospital; as mudanças no espaço arquitetural que servem para punir, vigiar, separar; o uso da estatística para que governos controlem a população; a constituição de uma nova subjetividade pela psicologia e pela psicanálise; como e por que a sexualidade passa a ser alvo de preocupação médica e sanitária; como governar significa gerenciar a vida (biopoder) desde o nascimento até a morte, e tornar todos os indivíduos mais produtivos, sadios, governáveis. (ARAÚJO, I. L. Foucault: um pensador da nossa época, para a nossa época. In:Antologia de textos filosóficos. Curitiba: SEED-PR, 2009. p. 225.) Segundo o texto, é correto afirmar:

Questão
2012Filosofia

(Uem 2012) O pensamento de Foucault gira em torno dos temas do sujeito, verdade, saber e poder. É um pensamento que leva à crítica de nossa sociedade, à reflexão sobre a condição humana. [...] Não há verdades evidentes, todo saber foi produzido em algum lugar, com algum propósito. Por isso mesmo pode ser criticado, transformado, e, até mesmo destruído. Foucault considera que a filosofia pode mudar alguma coisa no espírito das pessoas. [...] Seu pensamento vem sempre engajado em uma tarefa política ao evidenciar novos objetos de análise, com os quais os filósofos nunca haviam se preocupado. Entre eles se destacam: o nascimento do hospital; as mudanças no espaço arquitetural que servem para punir, vigiar, separar; o uso da estatística para que governos controlem a população; a constituição de uma nova subjetividade pela psicologia e pela psicanálise; como e por que a sexualidade passa a ser alvo de preocupação médica e sanitária; como governar significa gerenciar a vida (biopoder) desde o nascimento até a morte, e tornar todos os indivíduos mais produtivos, sadios, governáveis. (ARAÚJO, I. L. Foucault: um pensador da nossa época, para a nossa época. In: Antologia de textos filosóficos. Curitiba: SEED-PR, 2009. p. 225.) Segundo o texto, é correto afirmar: I- A renovação filosófica ocorre no contexto de afirmação positivista das ciências e fundação da subjetividade a partir da fenomenologia. II- A relação entre saber e poder diz respeito a uma prática política, não só epistemológica. III- A sexualidade aparece como tema de análise filosófica em razão da repressão dos desejos individuais e coletivos. IV- A expressão biopoder significa a associação entre as potencialidades humanas e o divino. V- O papel da filosofia é revelar verdades metafísicas, independentemente de serem contestadas ao longo da História. Estão corretas:

Questão
2011Filosofia

(Uem 2011) A fenomenologia é um método e uma filosofia que surge no final do século XIX, com Franz Brentano, tendo como um dos principais representantes o filósofo Edmund Husserl. Sobre a fenomenologia, assinale o que for correto. 01) A fenomenologia de Edmund Husserl procura superar as teorias do conhecimento empirista e idealista, como também o dualismo entre o sujeito e o objeto. 02) Para a fenomenologia, a consciência é sempre consciência de alguma coisa; portanto, não há uma realidade pura, isolada do homem, mas a realidade enquanto ser percebido. 04) O filósofo alemão Martin Heidegger, pertencente à escola fenomenológica, resgata um conceito de verdade desenvolvido pelos gregos arcaicos: o conceito de alétheia, que significa o não oculto, aquilo que se mostra ou se desvela. 08) O filósofo francês Maurice Merleau-Ponty defende uma concepção dualista para a matéria e o espírito. De um lado, estão os objetos e o corpo, de outro, o sujeito e a consciência. 16) A gestalt, corrente da Psicologia que se desenvolveu no começo do século XX, ao reconhecer a influência da fenomenologia, opõe-se à psicologia de tendência positivista.

Questão
2011Filosofia

(UEM/CVU - Vero/2011 - Adaptada) So de ndole democrtica os seguintes procedimentos: eleger todas as magistraturas entre todos os cidados; governar todos a cada um, e cada um a todos, em alternncia; sortear as magistraturas ou na totalidade, ou ento s as que no exijam experincia ou habilitao; impedir que o mesmo cidado exera duas vezes a mesma magistratura, a no ser em raras circunstncias e apenas naquelas escassas magistraturas que no se relacionam com a guerra; reduzir ao mnimo o perodo de vigncia de todas as magistraturas, ou ento, do maior nmero possvel delas; atribuir administrao da justia a todos os cidados escolhidos entre todos; depor a supremacia das decises nas mos da assembleia no tocante a todos os assuntos. Outro aspecto decisivo o fato de nenhuma magistratura ser vitalcia e, no caso de um determinado cargo ter resistido a uma antiga reforma, ser democrtico o fato de restringir o seu poder fazendo que a magistratura seja ocupada por sorteio em vez de eleio. (ARISTTELES. Poltica. In: Filosofia. Livro Didtico Pblico. Curitiba: SEED-PR, 2006. p.170). A partir dessas informaes, assinale o que for correto. 01) Pode-se afirmar, segundo o texto, que o sorteio de cargos polticos prefervel ao pleito eleitoral, uma vez que a eleio pode favorecer a aristocracia e a oligarquia, bem como ameaar a democracia. 02) Os ideais democrticos descritos pelo texto esto de acordo com os princpios de isonomia (igualdade de direitos perante a lei) e isgoria (igualdade de direitos ao uso poltico e pblico da palavra). 04) Segundo o texto, a escolha dos magistrados endereada apenas queles que tm experincia e esto aptos a este ofcio, j que nem todos os cidados tm direito a ocupar cargos pblicos. 08) As reformas administrativas, segundo o texto, entre outras virtudes no campo democrtico, servem para provocar novas eleies. 16) No texto, o estado de exceo, suscitado pela guerra, representa o ponto mais alto para o exerccio das ideias democrticas. Assinale a alternativa que corresponde a soma das afirmativas corretas

Questão
2011Filosofia

(Uem 2011) A fenomenologia é um método e uma filosofia que surge no final do século XIX, com Franz Brentano, tendo como um dos principais representantes o filósofo Edmund Husserl. Sobre a fenomenologia, assinale o que for correto. I- A fenomenologia de Edmund Husserl procura superar as teorias do conhecimento empirista e idealista, como também o dualismo entre o sujeito e o objeto. II- Para a fenomenologia, a consciência é sempre consciência de alguma coisa; portanto, não há uma realidade pura, isolada do homem, mas a realidade enquanto ser percebido. III- O filósofo alemão Martin Heidegger, pertencente à escola fenomenológica, resgata um conceito de verdade desenvolvido pelos gregos arcaicos: o conceito de alétheia, que significa o não oculto, aquilo que se mostra ou se desvela. IV- O filósofo francês Maurice Merleau-Ponty defende uma concepção dualista para a matéria e o espírito. De um lado, estão os objetos e o corpo, de outro, o sujeito e a consciência. V- A gestalt, corrente da Psicologia que se desenvolveu no começo do século XX, ao reconhecer a influência da fenomenologia, opõe-se à psicologia de tendência positivista. Estão corretas:

Questão
2010Filosofia

(UEM 2010 - Adaptada) A filosofia de Epicuro (341 a 240 a.c.) pode ser caracterizada por uma filosofia da natureza e uma antropologia materialista; por uma tica fundamentada na amizade e a busca da felicidade nos princpios de autarquia (autonomia e independncia do sujeito) e de ataraxia (serenidade, ausncia de perturbao, de inquietao da mente). Considerando a filosofia de Epicuro, analise as seguintes afirmaes: I. A filosofia de Epicuro fundamenta-se no atomismo de Demcrito. Epicuro acredita que a alma humana formada de um agrupamento de tomos que se desagregam depois da morte, mas que no se extinguem, pois so eternos, podendo reagrupar-se infinitamente. II. Para Epicuro, a amizade se expressa, sobretudo, por meio do engajamento poltico como forma de amar todos os homens representados pela ptria. III. Epicuro, como seu mestre Demcrito, foi ateu, considera que a crena nos deuses o resultado da fantasia humana produzida pelo medo da morte. IV. Epicuro critica os filsofos que ficavam reclusos no jardim das suas academias e ensinavam apenas para um grupo restrito de discpulos. Acredita que a filosofia deve ser ensinada nas praas pblicas. V. Para Epicuro, no devemos temer a morte, pois, enquanto vivemos, a morte est ausente e quando ela for presente ns no seremos mais; portanto, a vida e a morte no podem encontrar-se. Devemos exorcizar todo temor da morte e sermos capazes de gozar a finitude da nossa vida. Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:

Questão
2010Filosofia

(Uem 2010) A filosofia de método fenomenológico foi criada na Alemanha pelo matemático e filósofo Edmund Husserl. A fenomenologia como teoria do conhecimento contesta tanto o empirismo quanto o idealismo. Para a fenomenologia, o empirismo conduz ao ceticismo, e o idealismo reduz o conhecimento a uma atividade puramente psicológica. Sobre a fenomenologia, assinale o que for correto. I- Para a fenomenologia, só podemos alcançar a verdade reproduzindo, pelas experiências realizadas nos laboratórios, os fenômenos que observamos na natureza. II- Edmund Husserl buscou nos Cursos de filosofia positiva, de August Comte, os princípios que irão fundamentar um método seguro para alcançar a verdade científica. III- Da mesma maneira que Platão, a fenomenologia considera que o mundo sensível apresenta-se sob o engano da aparência. A verdade deve ser procurada no mundo inteligível das ideias. IV- A fenomenologia considera que a consciência é intencionalidade, ou seja, a consciência é sempre consciência de alguma coisa. Por isso, a fenomenologia não busca explicar a consciência, mas descrevê-la no ato do conhecimento. É a partir da intencionalidade da consciência que devemos entender como se produz o conhecimento. V- O filósofo francês Jean-Paul Sartre encontrou na fenomenologia os fundamentos para elaborar a filosofia existencialista e sua concepção de liberdade. Estão corretas:

Questão
2010Filosofia

(Uem 2010) A filosofia de método fenomenológico foi criada na Alemanha pelo matemático e filósofo Edmund Husserl. A fenomenologia como teoria do conhecimento contesta tanto o empirismo quanto o idealismo. Para a fenomenologia, o empirismo conduz ao ceticismo, e o idealismo reduz o conhecimento a uma atividade puramente psicológica. Sobre a fenomenologia, assinale o que for correto. 01) Para a fenomenologia, só podemos alcançar a verdade reproduzindo, pelas experiências realizadas nos laboratórios, os fenômenos que observamos na natureza. 02) Edmund Husserl buscou nos Cursos de filosofia positiva, de August Comte, os princípios que irão fundamentar um método seguro para alcançar a verdade científica. 04) Da mesma maneira que Platão, a fenomenologia considera que o mundo sensível apresenta-se sob o engano da aparência. A verdade deve ser procurada no mundo inteligível das ideias. 08) A fenomenologia considera que a consciência é intencionalidade, ou seja, a consciência é sempre consciência de alguma coisa. Por isso, a fenomenologia não busca explicar a consciência, mas descrevê-la no ato do conhecimento. É a partir da intencionalidade da consciência que devemos entender como se produz o conhecimento. 16) O filósofo francês Jean-Paul Sartre encontrou na fenomenologia os fundamentos para elaborar a filosofia existencialista e sua concepção de liberdade.

Questão
2010Filosofia

(UEM - 2010) Hegel criticou o inatismo, o empirismo e o kantismo. Endereou a todos a mesma crtica, a de no terem compreendido o que h de mais fundamental e essencial razo: o fato de ela ser histrica. Com base nessa afirmao, assinale o que for correto. 01) Ao afirmar que a razo histrica, Hegel considera a razo como sendo relativa, isto , no possui um carter universal e no pode alcanar a verdade. 02) No h para Hegel nenhuma relao entre a razo e a realidade. Submetida s circunstncias dos eventos histricos, a razo est condenada ao ceticismo, isto , ao duvidar sempre. 04) A identificao entre razo e histria conduz Hegel a desenvolver uma concepo materialista da histria e da realidade, negando entre ambas a possibilidade de uma relao dialtica. 08) No sistema hegeliano, a racionalidade no mais um modelo a ser aplicado, mas o prprio tecido do real e do pensamento. O mundo a manifestao da ideia, o real racional, e o racional o real. 16) Karl Marx, ao afirmar, na Ideologia alem, que no a histria que anda com as pernas das ideias, mas as ideias que andam com as pernas da histria, critica, ao mesmo tempo, o idealismo e a concepo da histria de Hegel e dos neo-hegelianos. Assinale:

1-15 de 21chevron right center