ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UEM2017 - Adaptado)O que racional, efetivo; e o q

(UEM 2017 -  Adaptado)

“O que é racional, é efetivo; e o que é efetivo, é racional. Nesta convicção está toda consciência desprevenida, bem como a filosofia, e é daqui que esta parte para a consideração tanto do universo espiritual quanto do natural. [...] O que importa, então, é reconhecer na aparência do temporal e do transitório a substância que é imanente, e o eterno que é presente. Com efeito, o racional, que é sinônimo da ideia, quando ele entra em sua efetividade simultaneamente na existência externa, emerge uma riqueza infinita de formas, fenômenos e configurações, e reveste o seu núcleo com uma casca multicolor, na qual a consciência inicialmente se instala, e que só o conceito transpassa, para encontrar o pulso interno e sentir igualmente o seu batimento nas configurações externas”.

HEGEL, G. F. Excertos e parágrafos traduzidos. In MARÇAL, J. Antologia de textos filosóficos. Curitiba: Seed, 2009, p. 313 e 314.

A partir do texto de Hegel, assinale o que for correto com V e o que for falso com F:

I - A filosofia não pode se ater às manifestações externas, às aparências dos fenômenos e suas diversas configurações.
II - A imanência é uma qualidade sensível da substância, um dado exterior às coisas.
III - O racional torna-se ideia quando a consciência ultrapassa os fenômenos e os leva ao plano dos conceitos.
IV - O processo do conhecimento parte do plano sensível, dos fenômenos, e atinge o plano do conceito, quando se torna efetivamente racional.
V - A filosofia busca reconhecer o que permanece na substância apesar dos diversos aspectos transitórios e variáveis presentes, como a cor, a extensão, a quantidade e outros.

A

F, V, F, F, V

B

V, V, V, V, V

C

V, F, V, V, V

D

V, F, V, F, V

E

F, F, V, V, F